//CARLOS MOTTA// Vamos usar máscaras!



A média diária de casos de covid-19 em Serra Negra neste início de ano é o dobro daquela registrada no pior mês da pandemia na cidade, junho do ano passado. Naquele mês a cidade teve 20 casos diários de covid-19 por dia; hoje, são 40 casos.

Felizmente, por causa das vacinas que os serranos tomaram, não há casos de internação hospitalar nem mortes. Em contrapartida, mais de 300 pessoas estão em quarentena em suas casas.

O problema em Serra Negra - e em todo o Brasil - com esse tsunami de contaminações provocada pela variante ômicron é outro: a superlotação dos postos de saúde e prontos-socorros. 

No nosso caso, o "Covidário", que funciona no Alto das Palmeiras, e o Hospital Santa Rosa de Lima.

Com esse enorme número de pessoas procurando assistência médica, os profissionais da saúde ficam sobrecarregados, à beira da estafa, e muitos também se contaminam.

Vai chegar o dia em que não haverá mais pessoal para atender a população.

Acelerar a vacinação de quem ainda não tomou a terceira dose e das crianças é uma medida para ontem.

Mas se as vacinas têm segurado o aumento exponencial de casos graves, elas não impedem a transmissão e a contaminação pelo coronavírus. 

O uso de máscaras de proteção facial e o distanciamento social são as únicas providências capazes de impedir a disseminação da doença. 

Como se sabe, os vírus não sobrevivem fora de seus hospedeiros. No ar, desaparecem em questão de horas. 

Se as pessoas não os transmitissem para outras, eles simplesmente sumiriam. 

Parece fácil, mas não é, porque a imensa maioria da população, mergulhada num oceano criminoso de desinformação, ignora esse fato.

Uma ampla campanha publicitária, com o engajamento de entidades de classe, clubes de serviço, de toda a sociedade civil organizada, enfim, ajudaria muito a fazer as pessoas entenderem a necessidade de usar máscaras toda vez que saírem de casa e de ficarem o máximo possível distantes umas das outras.

Quem não usa máscara é um provável agente de transmissão da doença. 

P.S.: Quase que me esqueço: higienizar as mãos também é muito, muito importante. 



Comentários