//OPINIÃO// A vaca está doente? Vamos então matá-la



Carlos Motta


Uma das primeiras coisas que me chamaram a atenção quando me mudei para Serra Negra, há quase nove anos, foi o estado lamentável de vários equipamentos públicos da cidade.

O Palácio Primavera, o Parque das Fontes, atrás da prefeitura, o Parque Fonte São Luís, o Discão, o estádio municipal de futebol, o Centro de Convenções, a Barragem... e por aí vai.

Com o tempo, alguns desses locais foram recuperados. 

O melhor exemplo é o Discão, inteiramente reformado.  

O pior, é o São Luís, que acabou de passar por uma reforma e está novamente caindo aos pedaços.

A prefeitura anunciou que vai reformar aquele anfiteatro que fica atrás do Palace Hotel. Já está fechado há um bom tempo, assim como o Parque das Fontes. 

Fui lá uma vez, estava com um cheiro de urina horrível. Dizem que foi usado pouquíssimas vezes e se transformou num ponto para uso de drogas e prostituição. E como banheiro, claro.

Fiquei pensando, ao saber dessa notícia, que destruir um equipamento desses, construído com dinheiro público, ou seja, nosso, porque seu uso foi desvirtuado, é como matar a vaca que está doente em vez de tentar curá-la. 

Ora, a culpa pelo fato de um anfiteatro localizado no centro da cidade não ter sido utilizado para apresentações artísticas é da prefeitura, que o abandonou. E se, continuando o raciocínio, ele não foi usado porque não atendia requisitos para tal, a culpa é mais uma vez da prefeitura, responsável pelo seu projeto e construção.

Com dinheiro público, nosso, repito.  

Essa linha de argumentação vale para os demais equipamentos culturais, esportivos e de lazer da cidade. Todos foram levantados com o nosso dinheiro. Todos deveriam, portanto, ter sido usados pela população e mantidos adequadamente pela prefeitura. 

Se isso não ocorreu e se eles foram se degradando com o tempo ao ponto de se tornarem impróprios para o uso, isso se chama incúria, desleixo, negligência - escolha a melhor alternativa ou todas juntas.

Agentes públicos deveriam responder por isso judicialmente. 



Comentários

  1. Então, fui ao médico e me queixei: "Dr., estou com uma dor terrível no braço."
    - Direito ou esquerdo?, ele perguntou.
    - Direito, respondi.
    - Sem problema, afirmou o médico.
    Ele chamou a enfermeira, me deu uma anestesia e amputou meu braço direito. Sorrindo, me tranqulizou: "Problema resolvido. Agora seu braço não vai doer mais!"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.