//NOTAS SERRANAS// O que você precisa saber sobre a sua cidade

               

         


Êxodo de trabalhadores

Serra Negra perde profissionais do setor de hotelaria e gastronomia qualificados, como "chefs" de cozinha, garçons, recepcionistas e monitores, entre outros, para a capital paulista e outras cidades turísticas. Para o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Achiles Mantovani Neto, esse êxodo é consequência da ausência de cursos e treinamento para aperfeiçoamento profissional. “Os profissionais se formam aqui nos hotéis e vão embora. Não há retenção de mão de obra”, diz.


Remuneração compatível

Os profissionais deixam a cidade em busca de conhecimento para aprimorar suas técnicas e trabalho. Ele nega que a fuga seria por melhores condições de salário e renda. “As remunerações aqui são iguais a outros locais, inclusive estamos contratando pessoas de São Paulo por não encontrar profissionais por aqui”, afirma. “Faltam formação técnica e escolas de hotelaria na região”, acrescenta.


Cursos diversos

Serra Negra carece, avalia o empresário, de cursos de aperfeiçoamento para garçons, cozinheiros, recepcionistas, camareiras, técnico de manutenção entre outros. “Os hotéis oferecem a oportunidade de prática, mas não a capacitação completa”, explica. Para Mantovani, a cidade tem de oferecer formação e emprego no mercado de trabalho local.


Como aumentar a renda

Representantes da prefeitura e do Sebrae reuniram-se para avaliar e discutir os próximos cursos que serão oferecidos aos serranos a partir de outubro. O encontro ocorreu depois que agentes públicos reuniram-se com a presidenta do Fundo Social de Solidariedade, Deborah Chedid, para definir uma lista de cursos de interesse da entidade que possam dar mais condições de geração de renda. A lista foi apresentada aos representantes do Sebrae que agora devem consultar seus parceiros - Senac, Senar e Sesc - para verificar a disponibilidade dos professores/orientadores.


Top destinos

Os empresários serranos querem Serra Negra pelo menos entre os cinco primeiros colocados do Prêmio Top Destinos Turísticos, premiação da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e da SKÅL Internacional São Paulo, às cidades do interior de São Paulo que investem no setor turístico. Para isso, vão intensificar a campanha entre os serranos para que votem até 15 de outubro no site do prêmio https://votetop.com.br/cidade/serra-negra.


De compras ao ecoturismo

A premiação elegerá os melhores em até 16 categorias. Serra Negra está concorrendo nas seguintes modalidades: compras, ecoturismo, turismo de negócios e eventos, turismo rural e turismo saúde. A cidade aparece já entre os 25, segundo levantamento do setor de marketing do Comtur. Além dos serranos, o objetivo é que os empresários da cidade convidem clientes e visitantes a participar da votação por meio das redes sociais.


Alto da Serra

A assessoria de imprensa enviou ao Viva! Serra Negra informações sobre o aluguel do local do pouso e estrada do pouso usados pelos praticantes de voo livre no Alto da Serra Negra. “O pagamento do local do pouso é feito aos filhos de Lucilo Marchi e o da estrada do pouso para Maurício Humberto Avona. Os valores mensais pagos atualmente: pouso (R$ 957,04) e estrada (R$ 400,00)”.


Saúde participativa

A população de Serra Negra pode ter um representante nas discussões sobre saúde pública no município. Na terça-feira, 21 de setembro, o Conselho Municipal de Saúde vai eleger três novos integrantes para as vagas titulares e de suplente. A eleição será das 16h30 às 19h30, no Mercado Municipal. Disputam as vagas: Esmeralda G. Toro Villarroel / UBS Três Barras; Hernandes Medinilha UBS Nova / Serra Negra; Isabel Aparecida B. Pedroso / UBS Firmino; Joceir Cobra de Oliveira / UBS Vila Dirce; José Aparecido Godoy Bigarelli / UBS Bairro da Serra; Leonice da Costa Galvão / UBS Firmino; Nuri Morelli Serna Alves / UBS Refúgio e Tatiane Aparecida Faria De Andrade / UBS Refúgio.

 

Desrespeito às leis

Boa parte das leis aprovadas pela Câmara Municipal de Serra Negra não é cumprida. A queixa é do vereador da oposição Roberto de Almeida (Republicanos). “Há lei que estabelece que carga e descarga devem ser feitas na cidade até às 10 horas, há leis que determina que os veículos das concessionárias prestadoras de serviços em Serra Negra sejam licenciados aqui, há lei que demarca os estacionamentos de moto, há leis sobre caixa de contenção de água, entre tantas outras que não são cumpridas”, reclamou.


Eventos turísticos

O descumprimento de leis no município é alvo constante de críticas do vereador, que solicitou em requerimento ao secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Carlos Alberto Tavares, a lista dos eventos turísticos instituídos por lei. Entre os eventos destacam-se a Semana da Conscientização Turística, Calendário Evangélico, Dia do Cliente e Dia Municipal da Cultura Nordestina, que não estariam sendo realizados. 


Apoio ao cinema

Já se encerraram as filmagens do curta-metragem "Serra do Arrimo", feitas em propriedades rurais do município. O diretor e roteirista, Thiago Fischer, nasceu em Serra Negra. "A história tem muitas conexões com os espaços da cidade. O próprio roteiro é construído a partir dos lugares que temos aqui. Não tinha como ser em outro lugar a não ser em Serra Negra”, disse. O filme aborda escolhas, decisões, relação com o tempo e se é possível ou não mudar. O personagem principal, José, um jovem do campo, encontra-se com um violeiro que muda totalmente sua rotina e da sua família. A prefeitura, por meio da Diretoria de Cultura, pediu a empresários do setor hoteleiro que hospedassem gratuitamente os profissionais envolvidos na produção.


Rematrícula

A rede municipal de ensino de Serra Negra dará início ao processo de rematrícula de seus alunos entre 20 e 30 de setembro de 2021. Pais e tutores responsáveis devem comparecer à escola em que a criança está matriculada para demonstrar seu interesse em mantê-la na unidade em 2022. Em caso de mudança de endereço, será necessário levar cópia do comprovante para atualização do cadastro.




Seja nosso parceiro!


Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.