//CULTURA// Articulista do "Viva!" lança "Ampulheta", livro de estreia


"Ampulheta" é o primeiro livro do jornalista Fernando Pesciotta, testemunha dos acontecimentos políticos do Brasil e do mundo nas últimas décadas. Pesciotta é colaborador do Viva! Serra Negra, para o qual escreve a coluna diária "Análise". 

O livro é uma ficção baseada no realismo. Com ele o autor tenta mostrar as similaridades do Brasil contemporâneo com a Alemanha que construiu o nazismo.

O autor usa dados reais, parte da história, ficção e personagens aleatórios para construir uma sinergia entre essas duas realidades. É o que alguns críticos estão chamando de “realismo-ficcional” ou “biografia-ficcional”.

Pesciotta começou a escrever "Ampulheta" entre o fim de 2019 e começo de 2020, quando observou um perigoso avanço das similaridades entre o que acontece com o Brasil de Bolsonaro e a Alemanha de Hitler. No Brasil, praticamente ninguém ainda apontava para esse risco.

A obra mergulha nesses dois universos para traçar detalhes que podem, à primeira vista, parecer distantes, mas que verdadeiramente são muito próximas.

O autor usa o artifício das idas e vindas do tempo para contar a história, daí o título da obra, publicada pela Nossa Editora.

O livro tem edição digital, no formato PDF, com livre acesso pelo link

https://www.editoraterraco.com/




Comentários


  1. Comecei a ler e estou gostando muito. Retrato fiel do país ladeira abaixo, num romance muito bem escrito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.