//CIDADE// Câmara discute campanha e multa para evitar desperdício de água

 A Barragem, quase vazia: vários bairros já passam por racionamento informal


Vereadores cobram do Poder Executivo uma campanha de conscientização para evitar o desperdício de água e um projeto de lei que estabeleça multa ao munícipe que for flagrado lavando calçadas, carros, janelas ou desperdiçando água de alguma outra forma.

A proposta da criação de um projeto de lei para multar os cidadãos que desperdiçarem água foi apresentada por meio de uma indicação verbal do vereador Eduardo Barbosa (DEM). Ele lembrou que um projeto de lei dessa natureza não pode ser de autoria do Legislativo.

“Não cabe à Câmara Municipal porque seria inconstitucional”, justificou. “Estou fazendo uma indicação verbal para depois discutir melhor com os demais vereadores”, explicou.

O vereador disse ter se inspirado no projeto de lei aprovado no mês passado pela Câmara Municipal de Mairinque, município da Região Metropolitana de Sorocaba. “Faz 90 anos que não há uma escassez de água como a atual e há pessoas de manhã lavando calçadas, carros e vidros”, disse, citando em especial a Rua Coronel Pedro Penteado.

 “Isso cabe uma multa.  Primeiro faz uma advertência e depois multa”, sugeriu. O projeto aprovado pelos vereadores de Mairinque prevê multa de R$ 300, que dobra nos casos de reincidência.

A vereadora Viviani Carraro (Avante) aproveitou a oportunidade para cobrar do Poder Executivo a realização de uma campanha de conscientização do uso dos recursos hídricos nas escolas da rede municipal de ensino. Ela já fez uma indicação ao prefeito Elmir Chedid (DEM) por meio de indicação. Não houve resposta até agora. 

A vereadora citou a crônica do jornalista Carlos Motta, publicada no Viva! Serra Negra, nesta segunda-feira, 27 de setembro, que alerta para a situação de calamidade em que se encontra o Parque Represa Dr. Jovino Silveira, a Barragem, e para a situação de alguns bairros, como o Três Barras, em que moradores relatam que a água chega só uma vez por dia.

“Saiu uma reportagem no Viva! Serra Negra sobre a Barragem, como está quase sem água lá”, afirmou Viviani. A vereadora informou que moradores das Três Barras estão comprando água para poder suprir suas necessidades diárias.

Outras áreas da cidade, como Nova Serra Negra, a vereadora informou, também estão praticamente com racionamento informal. Os dois assuntos devem estar na pauta das próximas sessões da Câmara. 



Comentários

  1. 13anos de governo da família sem limpar a barra agem
    E 4 reformas

    ResponderExcluir
  2. Muito nobre a preocupação de vereadores do Legislativo quanto à seca enfrentada pelo município. Estranho mesmo foi tererem aprovado, pouco antes, a expansão do perímetro urbano sem estudo de impacto ambiental, como se a escassez de chuvas nada tivesse a ver com a devastação indiscriminada do verde em Serra Negra, em especial junto às nascentes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.