//POLÍTICA// Combate à pandemia foi o destaque do Legislativo, diz presidente da Câmara

Ney, presidente da Câmara Municipal: "Minha avaliação dos trabalhos do Legislativo é muito boa"


A autorização para a compra de vacinas contra a covid-19 pela prefeitura de Serra Negra e a contratação de dois leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes serranos no Hospital Santa Rosa de Lima foram alguns dos mais importantes projetos de lei aprovados pela Câmara Municipal de Serra Negra no primeiro semestre de 2021, na avaliação do presidente do Legislativo serrano, Cesar Borboni, o Ney.

Entre os principais temas discutidos no semestre passado pela Câmara, ele inclui ainda a aprovação do projeto de lei que prevê a concessão pela prefeitura de transporte gratuito a todos os estudantes de cursos técnicos e de nível superior em instituições de ensino localizadas em outros municípios, além do projeto que permite que o funcionário público municipal possa optar entre a cesta básica e o vale alimentação concedidos pela prefeitura.

“Minha avaliação dos trabalhos da Câmara é muito boa. Tivemos poucas e boas discussões sobre os projetos de lei. Foi muito produtivo”, afirmou. Apesar de nenhum município ter conseguido autorização para a compra da vacina contra a covid-19 por decisão do governo federal, Ney avalia que o projeto foi relevante para a cidade.

O presidente da Câmara destacou que os trabalhos do Executivo no primeiro semestre foram influenciados em especial pelo agravamento da pandemia na cidade, que registrou desde o início até a quarta-feira, 7 de julho, 87 óbitos por covid-19.

Entre os projetos aprovados pelo Legislativo para ampliar o atendimento dos serviços de saúde pública no município, Ney destacou a aprovação de suplementações de créditos destinados ao Hospital Santa Rosa de Lima.

Ele avalia também que o Legislativo teve uma atuação importante nas discussões que resultaram na criação pelo Executivo de uma comissão voluntária de intervenção no Hospital Santa Rosa de Lima. A comissão tem trabalhado para equilibrar as finanças da instituição e para quitar suas contas com fornecedores e com a folha de pagamento.

Ney avalia também como positiva a participação da população nos trabalhos da Câmara, apesar de as sessões terem sido realizadas online nos últimos meses. O presidente também avalia que os projetos do Executivo foram aprovados sem dificuldades com o apoio dos vereadores da oposição.

“A oposição aprovou todos os projetos, divergimos em algumas coisas, eles entraram com algumas emendas, mas no momento em que a pandemia foi a protagonista, foram aprovados projetos de crédito, que não foram polêmicos e não havia por que não aprovar”, afirmou o presidente da Câmara.

Embora a discussão sobre a retomada da tribuna livre não tenha avançado, Ney voltou a afirmar que é favorável à sua reativação e que a discussão poderá entrar na pauta do Legislativo. Mas para o segundo semestre, sua prioridade será aprovar uma lei de regulamentação da 5G, a quinta geração de redes de comunicação móvel.

Sua expectativa é que Serra Negra já tenha aprovado uma legislação específica até o fim do ano, caso o leilão seja realizado no segundo semestre e o serviço esteja disponível no país a partir de 2022.

Apesar de o Executivo já ter sancionado a lei que prevê a cessão do Palácio Primavera para o funcionamento da Câmara, Ney prevê a mudança do Legislativo para a nova sede só em meados de janeiro de 2022.

Até lá o edifício deverá passar por reformas e obras de adequação do espaço para o funcionamento da Câmara, incluindo a construção do plenário.

Serra Negra na Roda

O programa Serra Negra na Roda desta quinta-feira, 8 de julho, vai abordar o trabalho do Legislativo serrano no primeiro semestre do ano. Terá as participações de Leandro Tomazi, suplente de vereador e presidente da subseção local da OAB, e do comerciante Hernandes Mendinilha. O programa começa às 20 horas, com transmissão pela página do Facebook da Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari. 


SEJA NOSSO PARCEIRO!

 

Comentários