//CIDADE// Prefeitura edita outro decreto sobre a pandemia. O terceiro em uma semana



Carlos Motta

O festival de decretos municipais sobre a pandemia não tem fim. 

Apenas três dias depois de editar o de número 5.260, que alterava horários de funcionamento e limites de capacidade de atendimento presencial do comércio e do setor de serviços, o prefeito Elmir Chedid (DEM) soltou novo decreto, de número 5.262. Na quinta-feira, 15 de julho, havia editado outro, de número 5.258.

Entre outras providências, ele amplia de 50% para 60% o limite da capacidade de atendimento ao público de bares, restaurantes, pizzarias, padarias, lojas de conveniência e similares, e de templos e igrejas.

O comércio considerado essencial continua com a capacidade de atendimento ao público limitada a 40% e o comércio não essencial teve a capacidade ampliada para 50%. 

Os hotéis e pousadas podem trabalhar agora com 60% de sua capacidade, e as academias de ginástica, com 40%.

Segundo o novo decreto, as mesas dos bares, restaurantes e similares só poderão ser ocupadas por quatro pessoas. 

Mas ele permite que as mesas tenham até seis pessoas, se forem da mesma família. Não diz, porém, como será a checagem dos laços familiares, se essas pessoas vivem juntas, se são parentes distantes ou se moram na mesma cidade. 

O decreto limita o acesso ao Alto da Serra a 80 veículos "concomitantemente", respeitando "o limite máximo (sic)" de 180 pessoas. Os outros pontos turísticos da cidade, segundo o decreto, podem receber qualquer número de veículos ou de visitantes.

Há alguns pontos obscuros no texto, como por exemplo a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção "por todas as pessoas" nos estabelecimentos "descritos nesse decreto". 

Dessa forma, se o texto for seguido fielmente, será impossível almoçar, jantar nos bares e restaurantes, tomar um cafezinho ou até chupar um sorvete, e quase impossível cortar cabelos ou fazer ginástica nas academias. 

O novo decreto não faz nenhuma referência, como os anteriores, à proibição de atividades socioeducativas, educacionais, esportivas e culturais. Permite presumir, então que estão liberadas.

Como justificativa para as medidas, o prefeito Elmir Chedid diz ter considerado a redução dos números da contaminação por covid-19 na última semana, "com queda na média semanal de novos casos". 

De segunda-feira, 19 de julho, data do decreto anterior, para esta quinta-feira, não houve, porém, nenhuma mudança substancial no número de ocorrências de covid-19 na cidade.

Como o anterior, o novo decreto tem validade até o dia 31 de julho. 

Isso se até lá a prefeitura não editar outro.


SEJA NOSSO PARCEIRO

www.catarse.me/parceirodoviva

Comentários

  1. Virou palhaçada. Isso só evidencia a falta de capacidade de gestão do prefeito e do corpo de saúde municipal. Biruta de aeroporto é pouco para definir a atitude do chefe do Executivo em relação à pandemina, que, repita-se, NÃO ACABOU!

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, se não fosse trágico, é que não se vê absolutamente nenhuma manifestação de especialistas médicos, ligados ou não ao serviço público, diante do quadro de Serra Negra. Censura? Medo? Omissão?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.