//CIDADE// Água tratada chega a 80% dos domicílios, mas só 66% têm esgoto em Serra Negra



A área urbana concentra 87,12% da população e o setor de serviços é a principal vocação econômica do município, cortado pela SP 360 e pelo Ribeirão Serra Negra, de onde se originam as fontes de água mineral. A cidade tem também uma dinâmica imobiliária e de ocupação diversa. Não há uma área ou uma avenida na cidade com maior potencial de expansão urbana. As empresas, em especial as pequenas indústrias, estão distribuídas de forma difusa, o que reforça a falta de vocação para um distrito industrial.

Esses são alguns dos principais pontos do diagnóstico técnico do projeto de renovação do Plano Diretor de Serra Negra.

Além de a parcela de serranos concentrados na área rural ser de apenas 12,9%, há incidência de usos rurais dentro do perímetro urbano. O abastecimento de água chega a 80% dos domicílios.

O tratamento de esgoto alcança um porcentual menor de serranos: 65,9%. O município não tem coleta seletiva de lixo. A população de Serra Negra cresce em um ritmo inferior ao crescimento vegetativo do país, estimado em 1,26% ao ano.

A expectativa é de um crescimento populacional de 8% nos próximos dez anos. O número de habitantes deverá saltar de 29.452 em 2021 para 31.952 habitantes em 2031.

O diagnóstico técnico e os desafios para promover o desenvolvimento urbano de Serra Negra foram apresentados pela empresa de consultoria Geo Brasilis, contratada pela prefeitura para preparar o projeto de renovação do Plano Diretor, vencido há mais de uma década.

“Observamos uma ocupação significativa com caráter urbano na área rural”, afirmou a arquiteta Luana Campagnoli, integrante da equipe técnica da Geo Brasilis. “Isso ocorre, por exemplo, nos bairros dos Leais, Salto e Barrocão”, salientou.

A arquiteta participou ao longo da semana passada de reuniões com secretários municipais e com integrantes dos conselhos municipal de Turismo e de Assistência Social de Serra Negra para apresentar o diagnóstico técnico.

Durante esses encontros ela apresentou os principais pontos do estudo realizado pela empresa. O município, a arquiteta observou, tem uma topografia irregular com dispersão da ocupação. Ela avalia que há concentração de comércio e serviços em algumas áreas, em especial central.

“Muitos bairros são populosos, como o Nova Serra Negra, e não contam com tantas áreas comerciais e de serviços. A população tem de se deslocar para o Centro”, salientou. A empresa deverá ouvir a população sobre esse assunto.

O projeto será realizado em sete etapas. Plano de trabalho e diagnóstico foram as duas primeiras. A empresa ainda não apresentou uma proposta técnica de Plano Diretor. 

A próxima etapa será a apresentação à população dos temas discutidos com os conselhos municipais e da ideia de visão de futuro que deve permear o plano de desenvolvimento urbano da cidade.

A participação popular está prevista por meio de reuniões com a sociedade civil organizada e audiências públicas, cujos formatos ainda serão definidos de acordo com a evolução da pandemia de covid-19.


Seja nosso parceiro!

www.catarse.me/parceirodoviva

Comentários