//PANDEMIA// Atendentes de clínicas particulares ainda aguardam vacinação



Secretárias e atendentes de clínicas médicas privadas de Serra Negra ainda não foram vacinadas contra o covid-19. A Prefeitura de Serra Negra não tem prazo para a vacinação desses profissionais.

A categoria já enviou mensagens ao prefeito Elmir Chedid (DEM) e ao Ministério Público cobrando a vacinação, mas não obteve resposta. “Enviei Messenger para o prefeito e uma mensagem para o Ministério Público”, afirmou Sueli Rodrigues, secretária da Clínica Marchi.

Ela calcula que em Serra Negra a categoria deve contar com cerca de 22 profissionais. Até o mês de abril, somente os profissionais com mais de 60 anos tiveram acesso à vacinação por faixa etária. “Apenas duas secretárias conseguiram se vacinar até agora”, disse.

Uma secretária que preferiu não se identificar disse à reportagem do Viva! Serra Negra que tem atendido com frequência pacientes com sintomas gripais e suspeitos de infecção por covid-19.

Ela destaca o alto risco de contaminação ao qual as profissionais estão expostas desde o início da pandemia. “Boa parte dos pacientes que atendi teve diagnóstico confirmado. Alguns foram encaminhados ao Hospital Santa Rosa de Lima ou a hospitais em outras cidades e há até alguns que chegaram a ser intubados”, afirmou.

Sueli informou que alguns médicos também enviaram mensagens por meio do WhatsApp à Secretaria Municipal de Saúde solicitando a vacinação, mas não teriam obtido resposta.

A secretária disse que tentou obter informação também na Secretaria de Saúde e na Vigilância Sanitária “Liguei várias vezes para o celular do atendimento de covid-19, mas me mandam ligar na Vigilância Sanitária, que tem conhecimento da falta de vacinação, mas que também não faz nada”, disse.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Serra Negra informou por meio de nota que não há vacina disponível para recepcionistas, atendentes e funcionários em geral das clínicas médicas, porque a quantidade de doses enviadas foi insuficiente para atender a rede privada.

“O governo do Estado já foi oficiado pela Prefeitura Municipal, por meio do Departamento Regional de Saúde (DRS) VII, de Campinas, para que envie ao município 350 doses. Porém, a Secretaria Municipal de Saúde ainda está no aguardo e não tem notícias de quando vão ser disponibilizadas as doses para esse grupo”, afirma a nota.

A justificativa da Prefeitura, no entanto, foi rebatida por Sueli. “As clínicas médicas privadas vêm depois do setor de saúde pública, que foi prioridade no começo da vacinação. Por que tiraram a prioridade das clínicas médicas?”, pergunta a secretária. Segundo ela, as  atendentes das clínicas dentárias e dos laboratórios de análises clínicas já foram vacinadas.

Comentários