//MÚSICA// Na sexta-feira, um Serra Negra na Roda especial, com Edvaldo Santana

Edvaldo Santana: um dos mais originais músicos populares do país segundo a crítica

 

O programa Serra Negra na Roda desta semana terá um convidado especial, o cantor e compositor Edvaldo Santana, louvado pela crítica como um dos mais originais artistas da música popular brasileira. O programa, produzido pela Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari, será transmitido na sexta-feira, 21 de maio, a partir das 20 horas.

Edvaldo está na estrada desde a década de 1970, quando formou o grupo Caaxió, que depois passou a se chamar Matéria Prima. O primeiro disco da banda foi lançado em 1975, com o sucesso "Maria Gasolina". Nessa época Edvaldo iniciava uma amizade com Tom Zé, que o aproximou dos artistas da chamada Vanguarda Paulistana, entre os quais se destacavam Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé, Tetê e Alzira Spíndola. Na década de 1980 fez parte do Movimento Popular de Arte, que lançaria um disco coletânea em 1985. Seu primeiro álbum solo, “Lobo Solitário”, foi lançado em 1993. 

Criado em São Miguel Paulista, Zona Leste da cidade de São Paulo, Edvaldo é filho de migrantes nordestinos e foi por meio de sua família que tomou contato com os principais ritmos musicais do país. Essa miscelânea de sons ouvidos em casa acabou formando um compositor único na música popular brasileira, que passeia com extrema facilidade por gêneros os mais diversos, do país e de fora, como o blues americano.

Letrista de mão cheia, Edvaldo já fez parcerias com artistas renomados da música e literatura, como Paulo Leminski, Tom Zé, Haroldo de Campos, Arnaldo Antunes, Lenin, Zélia Duncan e Chico César. 

Em 2007 Edvaldo Santana ganhou o Prêmio de Música Brasileira com o álbum “Reserva de Alegria”, além de já ter canções nas trilhas dos filmes “Antônia”, de Tata Amaral e “O Profeta das Águas”, de Leopoldo Nunes.

Profundamente ligado na temática social, Edvaldo está escrevendo um livro sobre São Miguel Paulista, bairro popular periférico, que reflete, social e culturalmente, a realidade da maioria do povo brasileiro.

O programa Serra Negra na Roda é apresentado pelos jornalistas Salete Silva e Carlos Motta e transmitido pela página do Facebook da Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari.

No vídeo abaixo, ele interpreta "Choro de Outono", de sua autoria, no programa Sr. Brasil:



Comentários