//POLÍTICA// Câmara deixa de votar pedidos para prefeito criar ajuda a famílias e comerciantes



A Câmara Municipal aprovou na sessão desta segunda-feira, 19 de abril, pedidos de vista para duas moções de apelo ao prefeito Elmir Chedid (DEM), de autoria dos vereadores Roberto de Almeida (Republicanos), Rosimar Goleiro (Republicanos) e Viviani Carraro (Avante). 

As moções solicitavam ao prefeito que enviasse à Câmara projeto instituindo um auxílio emergencial para as pessoas que têm passado dificuldades por causa da pandemia do covid-19, e para a criação de um fundo de auxílio para os comerciantes, que, segundo vereadores, sofrem prejuízos por estarem funcionando precariamente.

O autor dos dois pedidos de vista foi o 1º secretário da Câmara, Beraldo Cattini (PSC).

Tanto ele como o presidente da Casa, César Borboni, o Ney, argumentaram que antes de votar as moções era preciso saber qual a real situação financeira do município. Ney informou que havia solicitado essas informações à prefeitura.

Segundo Roberto de Almeida, há dinheiro em caixa para bancar os gastos com a ajuda às famílias e aos comerciantes. "O ex-prefeito Sidney Ferraresso foi quem disse, aqui na Câmara, que deixou a prefeitura com dinheiro", disse. Ele também afirmou que cidades da região cujos prefeitos são do mesmo grupo político do de Serra Negra, como Amparo e Pedreira, já instituíram o auxílio emergencial.

Ney ressaltou que no momento o maior problema da cidade na área da saúde é a situação precária em que se encontra o Hospital Santa Rosa de Lima. "Vem bomba do hospital por aí", disse, referindo-se ao levantamento que está sendo feito na instituição pelo grupo de trabalho criado pelo prefeito Elmir Chedid.

O presidente da Câmara afirmou ainda que o projeto Frente de Trabalho foi ampliado pelo prefeitura, comportando hoje 89 pessoas, que recebem mensalmente um salário mínimo e uma cesta básica. E garantiu que ninguém vai passar fome na cidade: "Amparo e Pedreira não têm um projeto como esse nosso da Frente de Trabalho", disse. "E quem precisar de comida deve procurar a prefeitura", completou.

Os pedidos de vista foram aprovado por 6 votos a 4. Também votou contra, além dos três vereadores que assinaram as duas moções de apelo, a vereadora Anna Beatriz Scachetti (PSD).

Dessa forma, os vereadores deverão esperar as informações sobre como está o caixa da prefeitura para votar as duas moções de apelo.

Comentários