//CIDADE// Vereadores aprovam ampliação de perímetro urbano para construção de loteamento



A Câmara Municipal aprovou por unanimidade em sessão ordinária online, realizada, na segunda-feira, 19 de abril, projeto do Executivo que prevê a ampliação do perímetro urbano para incorporar uma área de 414,8 mil metros quadrados, localizada no Bairro das Posses, onde deverá ser construído um loteamento de alto padrão.

A ampliação foi aprovada mesmo tendo alguns vereadores destacado que a cidade continua sem Plano Diretor Urbano, essencial para aprovação de projetos dessa modalidade, e que não foi apresentada ainda uma avaliação do impacto ambiental da construção do novo loteamento na cidade. 

O principal argumento dos vereadores é que a área já está degradada e que não há risco de inundações nos períodos de chuva.

A aprovação do projeto contou com os votos favoráveis dos vereadores Roberto de Almeida (Republicanos) e Renato Giachetto (DEM) contrários no ano passado à aprovação da ampliação do perímetro urbano para a construção de um loteamento no bairro do São Luiz.

“Essa área é muito diferente da área prevista no projeto do ano passado no loteamento São Luiz, que, prudentemente, achei melhor votar contra, porque a cidade não tem Plano Diretor e a água viria para o centro da cidade”, justificou Almeida.

Ele destacou também que havia vegetação nativa na área prevista no projeto de ampliação do perímetro urbano aprovado no ano passado. Almeida observou que a área prevista no atual projeto já está degradada. “No presente projeto, é uma área que já foi totalmente degradada e a água vai correr para a bacia do Camanducaia, sem trazer problemas de inundações para a cidade”, afirmou.

Lembrando também ter votado contra a ampliação do perímetro urbano no ano passado, Renato Giachetto justificou o voto favorável desta vez sob o argumento de que não há risco de inundação e que a construção de um loteamento no local contribuirá para aumentar a arrecadação de impostos no município, além de embelezar a área.

O presidente da Câmara, César Borboni, o Ney, também se manifestou favorável à ampliação do perímetro urbano. “É preciso preservar, mas essa é uma área há muitos anos degradada e não cabe a nós segurar o desenvolvimento da cidade”, afirmou. Ele lembrou que há perspectiva de construção também de um resort naquela área da cidade.

A vereadora Anna Beatriz Scachetti (PSD) ao justificar seu voto favorável destacou que o que estava sendo votado era um projeto de ampliação do perímetro urbano, não o da construção do loteamento, cuja autorização é de responsabilidade da administração municipal.

O vereador Rosimar Gonçalves da Silva (Republicanos) destacou a importância econômica da construção de um loteamento de alto padrão para o município no pós-pandemia, quando a cidade deve atrair visitantes e pessoas interessadas em fixar residência em Serra Negra.

“Não há muito loteamento de alto padrão na cidade e aquela área vai atrair muitos turistas. Os lotes vão ser vendidos muito rapidamente, além de que é um lugar bonito”, concluiu.

Comentários