//PANDEMIA// Farmacêuticos e atendentes não têm data para ser vacinados



Farmacêuticos e atendentes de farmácia de Serra Negra ainda estão sem previsão de vacinação contra  o covid-19. Os trabalhadores das duas categorias só serão chamados de acordo com a disponibilidade de vacinas fornecidas pelo Estado, informou a assessoria de imprensa da prefeitura.

Esses profissionais, o comunicado informa, estão enquadrados entre os trabalhadores da área da saúde e para serem chamados devem fazer cadastramento no site da prefeitura: www.serranegra.sp.gov.br/vacinacao-covid.

“Esses trabalhadores estão na linha de frente da pandemia desde março. Outros profissionais da saúde que nem são linha de frente foram vacinados e a prefeitura até agora nem se pronunciou sobre as farmácias”, reclamou um farmacêutico ao Viva! Serra Negra.  Ele calcula que há pouco menos de 100 trabalhadores entre farmacêuticos e atendentes de farmácia em Serra Negra.

A proprietária da Farmácia Central, Débora Carpegiani, encaminhou uma reclamação sobre a demora da vacinação para farmacêuticos em Serra Negra ao Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP).

O CRF, segundo Débora, questionou a prefeitura de Serra Negra sobre a vacinação da categoria. A informação repassada a Débora pelo CRF foi a de que a Secretaria Municipal de Saúde vacinou apenas os profissionais da área de farmácia que atuam em hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), além dos empregados em laboratórios clínicos dos setores público e privado.

“Estamos trabalhando desde o primeiro dia de pandemia, prestando serviço à população, e agora não somos considerados profissionais da saúde. Lidamos diariamente com pacientes suspeitos e positivados para covid e não podemos tomar a vacina. Estou indignada”, protestou Débora.

Ela ressaltou ainda que a prefeitura deu prioridade no cronograma de vacinação a outros profissionais. “Por que fisioterapeutas que atuam na área estética de outras cidades e nutricionistas que estão fazendo atendimento online foram vacinadas e os profissionais de farmácia ainda não?”, perguntou a empresária.

Comentários