//FALA, CIDADÃO!// Câmara deveria se aproximar mais dos munícipes



Recebemos do leitor Marcelo de Souza mensagem em que ele alerta para a possibilidade de a Câmara Municipal eliminar a restrição numérica para o uso da Tribuna Livre e ao mesmo tempo impor outros artifícios restritivos.

O leitor sugere ainda que o Legislativo local crie um quadro em seu site com atualizações semanais sobre o andamento das indicações feitas pelos vereadores.

E que a prefeitura faça o mesmo com os requerimentos dos munícipes.

A seguir, a íntegra da mensagem que enviou ao Viva! Serra Negra:

A ideia de Tribuna Livre, mas realmente livre, talvez assuste alguns. Toda novidade, toda mudança, causa um certo medo ou desconforto inicialmente.

É difícil acreditar que a Câmara Municipal aceite ouvir todo cidadão serra-negrense sem restrições.

Disse todo cidadão e qualquer tema relativo à cidade, sem restrições.

Eliminar a restrição numérica de assinaturas e criar outros artifícios restritivos pode significar trocar seis por meia dúzia. Melhor ficar atento.

Vamos aguardar para ver. E quem sabe poder ver e ouvir o munícipe.

Outra mudança que a Câmara Municipal deveria implantar imediatamente é apresentar no seu site um quadro com atualizações semanais de acompanhamento das indicações. 

São inúmeras as indicações e pode ficar a impressão que aquele vereador que faz mais indicações seja mais efetivo do que aquele que apresenta algumas poucas.

Vale lembrar que eficiência deve ser medida pela qualidade e pelos resultados e não pela quantidade. 

Seria importante a Câmara Municipal começar a apresentar o acompanhamento de todas as indicações com todas as suas informações até sua conclusão. Isso não é difícil em tempos informática, internet e tecnologia da informação. Basta querer trabalhar para melhorar a transparência.

O Executivo deveria fazer a mesma coisa com os requerimentos. O munícipe protocola uma solicitação na prefeitura e nem sempre tem a resposta. Todos os requerimentos deveriam ser apresentados no site da prefeitura com os respectivos dados e resultados.

E uma outra inovação para o Executivo é permitir que o cidadão faça seu requerimento de forma digital. Hoje é preciso ir até a prefeitura, eventualmente pegar uma fila, pegar um formulário (requerimento 1), preencher manualmente, protocolar e esperar, esperar, esperar por uma resposta que, quase sempre, não vem.

Essa forma de comunicação digital entre munícipe e Executivo já deveria existir e, atualmente, em tempos de pandemia, em que pedem para ficarmos em casa, deveria ser obrigatória.

Algumas pequenas mudanças aproximariam o munícipe do Legislativo e do Executivo. 

Será que desejam uma aproximação ou está bom do jeito que está? 

Bom para que ou para quem?

Comentários