//PANDEMIA// Eficácia da CoronaVac na população será de cerca de 90%, garante Butantan

Dimas Covas: "A CoronaVac é uma das melhores vacinas disponíveis neste momento no mundo"


A eficácia da CoronaVac na população em geral será muito superior aos 50,38% anunciados na véspera e ficará parecida com o nível de 91% apontado em testes clínicos da vacina do laboratório chinês Sinovac na Turquia, disse nesta quarta-feira, 13 de janeiro, o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas.

Segundo ele, os testes feitos com a vacina no Brasil foram realizados em profissionais de saúde, enquanto os estudos da CoronaVac na Turquia, e de outras vacinas em outros locais, tiverem como voluntários a população em geral.

O Butantan optou por testar o potencial imunizante em profissionais de saúde pois eles estão mais expostos ao vírus e sabem identificar os sintomas da doença, o que aumentaria a incidência de casos entre os voluntários, segundo os responsáveis pelo estudo.

“Essa eficácia é a eficácia obtida na situação mais dramática de teste de uma vacina. Na população geral, será muito superior à eficácia geral, será assemelhada ao que foi feito lá na Turquia”, afirmou Covas.

O instituto confirmou também que a CoronaVac é 78% eficaz contra casos leves de covid-19, que requerem algum atendimento médico, e 100% eficaz na prevenção de casos moderados, que exigem internação hospitalar, e graves, que demandam leitos de terapia intensiva.

“Acho que não houve ainda uma compreensão em relação a essa eficácia. Primeiro ponto: eficácia de estudos diferentes não são comparáveis. Para compararmos, nós teríamos que ter o mesmo desenho, a mesma população alvo”, disse.

“Quando comparamos estudos assemelhados, a eficácia dessa vacina não é diferente de nenhuma outra vacina que já teve seus resultados assemelhados”, afirmou.

“A interpretação é esta que eu estou dando: a vacina Sinovac é uma das melhores vacinas disponíveis neste momento no mundo. Não é no Brasil não. No Brasil é a única! Portanto, só isso colocaria a Anvisa na necessidade da aprovação rápida”, disse.

----------

Se você tem interesse em debater a pandemia em Serra Negra, se inscreva no grupo "Serranos Vencendo a Covid19", no WhatsApp, clicando neste link:  https://chat.whatsapp.com/I0k0BzxuMICCxywW9JZHAn 

Comentários