//ARTE// Exposição de Marcio Accorsi inaugura galeria da Casa da Cultura

Marcio Accorsi: retorno à pintura ocorreu durante a pandemia 


A Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari inaugura em 20 de novembro, feriado comemorativo ao Dia da Consciência Negra, a exposição "Pinturas do Distanciamento", do artista plástico e arquiteto serrano Marcio Accorsi. A mostra marca o início da programação de artes visuais que a Casa da Cultura vai desenvolver nos próximos meses.

Marcio desenha desde criança, mas atribui a essência de sua formação artística ao curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC de Campinas, que cursou nos anos 1980. Nele, foi aluno de linguagem visual do fotógrafo e artista plástico Gal Oppido, e de outros, como diz, "excelentes professores".

Marcio desenha
desde criança

"O ambiente era de efervescência política e cultural e anos depois fiz alguns cursos no departamento de História da Arte do Instituto de Filosofia, Ciências e Artes da Unicamp, que vieram a complementar minha formação teórica", afirma.  

"No fim dos anos 90 fui aluno de cerâmica do grande artista serrano Nelson Oliveira, o Chita, que além de um exímio ceramista foi litogravurista de grandes nomes da arte nacional, como Tomie Ohtake, Rebolo, Aldemir Martins e Maria Bonomi, entre outros", completa.

Marcio diz que como ceramista participou de um salão de artes plásticas em Serra Negra com a escultura "Nascimento de Macunaíma". Também fez ilustrações para livro e capas para publicações institucionais. 

O artista conta que começou a se dedicar à pintura há cerca de três anos, porém acabou interrompendo o trabalho em decorrência de sua atuação como arquiteto. "Retornei em maio deste ano, a pandemia me trouxe um sentido de urgência e me vi na necessidade de produzir minha arte e divulgá-la, e desde então venho me dedicando a esta série de pinturas, todas produzidas durante o período de distanciamento social", explica.


Segundo Marcio, sua pintura é essencialmente abstrata, tendo como principais influências a escola de arte vanguardista Bauhaus, Piet Mondrian, Paul Klee, Kurt Schwitters, e a obra plástica em tapeçaria e pintura de Burle Marx, "assim como uma nova geração de artistas californianos que tomei conhecimento através da internet". 

Ele diz que se sentiu "honradíssimo" com o convite para inaugurar o espaço expositivo da Casa de Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari e "até mesmo grato e surpreso por finalmente Serra Negra ter um espaço aberto para a arte contemporânea". Na sua opinião, a Casa de Cultura está preenchendo uma lacuna na vida cultural de nossa cidade.


A exposição 
"Pinturas do Distanciamento" ficará aberta à visitação pública, aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas, até o dia 13 de dezembro. 

A Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari fica na Rua Eliseu Franco de Godoy, 57, Centro.

Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.