//ELEIÇÃO// É possível administrar a cidade como se ela fosse uma empresa?

Eduardo Canhassi, Elmir Chedid, Junior Vitale e Marco Bueno


A sétima pergunta feita aos candidatos à Prefeitura de Serra Negra no debate promovido pelo Viva! Serra Negra, com o apoio da Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari, foi se é possível administrar uma cidade com os métodos de uma empresa, promessa comumente feita por políticos.

Marco Bueno, candidato da coligação PV/Avante/Progressistas/MDB/PRO abriu a rodada. Segundo ele, a prefeitura tem de visar a economicidade e fazer bom uso do dinheiro público. "Vamos devolver o imposto suado em benefício para as pessoas", afirmou.

Para Junior Vitale, da coligação PSD/Solidariedade/Podemos/PDT, que respondeu em seguida, é possível se fazer uma boa gestão colocando as pessoas certas nos lugares certos. "Não podemos prometer grandes obras principalmente neste momento, mas sim que vamos garantir o atendimento mínimo bem feito", disse. 

Vitale informou que pretende dedicar um dia da semana para receber moradores e instituir a prefeitura itinerante, com a qual iria, com secretários, dar expediente nos bairros.

O candidato da coligação DEM/PSC/PTB/PSDB, Elmir Chedid, o terceiro a responder, afirmou que é possível levar parte das práticas da iniciativa privada para a prefeitura. "Mas existem regras", ressalvou. Ele afirmou que pretende fazer muitas parcerias - "a iniciativa privada é mais ágil", justificou - e procurar usar empresas locais para dinamizar a economia serrana.

Eduardo Canhassi, do Patriota, encerrou o bloco com a promessa de enxugar a folha de pagamento da prefeitura. "Temos mais de mil servidores, muitos deles sem fazer nada", afirmou. Segundo ele é possível economizar muito dinheiro desde que se saiba administrar o dinheiro público e citou como exemplo de má gestão as licitações "sem controle" feitas atualmente.

No vídeo abaixo, o debate:



Comentários