//ESPORTE// Como a atividade física pode tornar Serra Negra uma cidade melhor

Martha Dallari: "2020 foi um ano em que
a saúde está sendo o tema principal"


A relação entre a cidade e o esporte, a ocupação dos espaços públicos pela população, a prática da atividade física para melhorar a saúde e a sua repercussão na vida das pessoas e da comunidade - esses são alguns dos temas que a doutora em educação Martha Maria Dallari vai abordar no próximo programa Serra Negra na Roda, nesta quarta-feira, 23 de setembro, às 20 horas, na página do Facebook da Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari. 

"Entendo que 2020 foi um ano em que saúde está sendo o tema principal. E atividade física tem relação com a definição da OMS [Organização Mundial da Saúde]: saúde é bem-estar físico, mental e social. E bem-estar social envolve o sentimento de pertencimento, a apropriação do espaço público", diz Martha, que acredita que se os serranos se envolverem na prática de alguma forma de exercício, acaba a dicotomia turista-morador. 

"A história da maratona de Nova York é sensacional. Diziam que em 1976 todos queriam correr de Nova York. Foi feita a maratona e entre corredores e torcedores, tivemos 1 milhão de pessoas na rua", exemplifica. "San Martin de Los Andes, na Argentina, vivia do esqui. Em 2011, com a erupção do vulcão, a cidade parou. Se reergueu com as atividades de verão, bicicleta e trilha." 

Martha conquistou o título de doutora em educação pela USP em 2009, com a tese  “Corrida de rua: um fenômeno sociocultural contemporâneo”. Uniu a teoria com a prática, já que é corredora de longa distância desde 1996, quando participou da São Silvestre. Também correu nas maratonas de Paris, Nova York, Porto Alegre, Berlim, Curitiba e Rio, entre outras importantes provas internacionais.

Formada em educação física pela USP, Martha também é mestre em administração púbica pela Fundação Getulio Vargas, bacharel em matemática pela PUC-SP e em ciências econômicas pela USP.

Foi, entre outras atividades, diretora de relações institucionais da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, do Ministério do Esporte, integrante da Comissão de Análise e Avaliação de Projetos da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, colaboradora do programa Fôlego, da Rádio Bandeirantes, e vice-presidente da Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo. 

O programa Serra Negra na Roda é produzido pela Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari.

Comentários