//CULTURA// Projetos estimulam hábito da leitura em Serra Negra



Conhecida como Cidade da Saúde, Serra Negra tem bons motivos para se tornar conhecida também como a Cidade da Leitura.

Nas comemorações de seu primeiro aniversário, o Leia Mais Serra Negra, um projeto de incentivo à leitura do Coletivo da Montanha, esteve no centro das discussões do Serra Negra na Roda, uma iniciativa da Casa da Cultura Dalmo de Abreu Dallari, apresentado nesta quarta-feira, 9 de setembro.

Participaram do debate a coordenadora do Leia Mais, Patrícia Rondelli Amoroso, a pedagoga Camila Formigoni de Souza, voluntária do projeto, e a psicóloga Mariane Menegatti Pugliese, uma das criadoras da Freestory, plataforma de histórias em áudio.

O Leia Mais já distribuiu 2.500 livros, que são deixados em espaços públicos da cidade para que a população acesse e compartilhe as publicações.

O projeto conta com o apoio e parcerias da iniciativa privada, que permitiram a instalação de 13 paletes de madeira com livros. A expectativa da coordenadora é firmar parceria com a próxima administração municipal.

“Se o Poder Público estivesse nos apoiando teríamos mais ideias para fazer os livros chegar mais rápido na mão da população”, afirmou Patrícia. Sua expectativa é conseguir pelo menos levar os livros do Leia Mais aos postos de saúde após a pandemia, além de firmar parcerias com a biblioteca municipal.

Lançada durante a pandemia a plataforma de histórias em áudio Freestory, para estimular o tempo com qualidade entre pais e crianças na quarentena, também pode servir de estímulo à leitura.

As crianças ouvem as histórias e são estimuladas a pesquisar sobre o assunto. “A tecnologia estimula inclusive a leitura e um dos nossos sonhos é ver nossos personagens transformados em livros”, revela Mariane.

Quanto maior o contato com os diferentes tipos de leitura, como trava línguas, cordel e poesia mais fácil introduzir o hábito de leitura nas crianças, destaca Camila.

As crianças precisam, no entanto, do incentivo dos adultos, que por sua vez necessitam de estímulos, como feiras, exposições e oportunidades de acesso às publicações, que pode ficar mais difícil se o Congresso aprovar a proposta do Ministro da Economia, Paulo Guedes, de taxar em 10% a comercialização de livros.

Ações para estimular a leitura, concordam as participantes, dependem de mais iniciativas literárias na cidade. Para manter o projeto, o Leia Mais necessita de doações de livros, em especial infantis, e de voluntários. Os interessados podem acessar sua página no Facebook.

A partir desta semana, o Serra Negra na Roda passou a ser apresentado na página da Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari no Facebook. 

Na próxima semana, o convidado será o vereador paulistano e ex-senador Eduardo Suplicy (PT), que falará sobre seu projeto de renda básica universal, que já se tornou realidade em muitos países. 

Comentários