//SAÚDE// Hemocentro fará coleta de sangue no Centro de Convenções


A equipe móvel do Hemocentro de Campinas estará em Serra Negra para coleta de sangue no dia 26 de agosto, das 9 às 12 horas. A coleta será no Centro de Convenções em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Esta será a primeira coleta após o início da pandemia. A última coleta realizada em Serra Negra pela equipe móvel do Hemocentro de Campinas ocorreu no início de fevereiro. A coleta prevista para maio foi suspensa devido à pandemia.

Para evitar aglomerações, o doador deve agendar horário pelo site https://bit.ly/doar26ago.

O agendamento antecipado é uma das novas regras seguidas pelos hemocentros, por determinação do Ministério da Saúde, devido à pandemia.

Apesar do medo de contaminação, o Ministério da Saúde informa que a doação de sangue é segura. Os hemocentros são locais seguros. As coletas são feitas em locais sem riscos de contaminação. Todos os profissionais são devidamente paramentados.

Além do agendamento do horário, o Ministério da Saúde adotou outras regras devido à pandemia.

Pessoas diagnosticadas com coronavírus ou que estiverem com suspeita e sintomas da doença ou ainda tiverem tido contato com infectados não devem doar sangue por pelo menos 30 dias após a recuperação completa. A regra também é para as que estiverem gripadas ou resfriadas.

Receber sangue durante a pandemia também é seguro, segundo o Ministério da Saúde. Antes de chegar do doador ao receptor, o sangue passa por uma série de procedimentos, que incluem exames laboratoriais para destacar doenças, testes de identificação de tipo sanguíneo e de RH.

Além disso, o sangue é fracionado para separar os componentes sanguíneos – hemácias, plaquetas e plasma. Até saírem os resultados dos exames, o sangue fica em uma espécie de quarentena.

O procedimento pode demorar cerca de 24 horas. A liberação para a transfusão só ocorre quando os resultados dão negativo para os testes sorológicos.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e ter a saúde em dia, ou seja, sem doenças infecciosas e transmissíveis.

 Há alguns fatores que impedem a doação de forma temporária, como a gravidez e amamentação; ter feito tatuagem ou maquiagens definitivas; ter maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis ou o uso de alguns medicamentos no último ano.

Quem é portador de HIV, tem problema de coagulação, doenças no pulmão, coração, rins ou fígado, ou já teve hepatite, malária, hanseníase, elefantíase, calazar ou câncer, não pode doar sangue de forma definitiva.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada mil brasileiros, apenas 16 doam sangue. Com a pandemia o país chegou a registrar redução de 30% das doações, que permanecem abaixo da média.

No inverno, como há mais chances de resfriado, o índice tende a cair ainda mais por isso é tão importante, segundo o Ministério da Saúde, as campanhas de doação como esta que ocorrerá em Serra Negra.

Comentários