//MEIO AMBIENTE// Incêndio no Bairro dos Cunhas foi criminoso, dizem bombeiros

 
O incêndio que atingiu cerca de 234 mil metros quadrados de uma área perto da Estrada Municipal, no Bairro dos Cunhas, próximo ao Centro de Convenções, na noite de sábado, 8 de agosto, foi criminoso. Um indivíduo foi visto ateando o fogo a partir da pista e logo em seguida se evadiu do local, constatou o Corpo de Bombeiros de Serra Negra.

A informação é do vice-prefeito Rodrigo Magaldi (DEM), que acompanhou o trabalho do Corpo de Bombeiros até às 2h30 da manhã, quando o fogo foi controlado. “Vamos apurar esses fatos, vamos atrás desse indivíduo e multar os responsáveis”, disse.

O Corpo de Bombeiros chegou ao local assim que o incêndio começou. Magaldi informou que o trabalho iniciado pelos bombeiros a partir das 19h30 foi fundamental para debelar o incêndio.

“Os bombeiros vieram pelo Vale do Sol e fizeram um trabalho que diminuiu a dimensão que poderia ter tomado o incêndio”, afirmou.

No momento em que o incêndio se iniciou, torcedores do Palmeiras comemoravam com fogos de artifícios e buzinaços a vitória do campeonato paulista.

As comemorações foram alvo de críticas nas redes sociais de serranos que protestavam contra o uso de fogos de artifícios que perturbam animais domésticos, bebês, pessoas idosas e doentes, e contra as comemorações consideradas por eles inadequadas para o sábado, dia em que o país  ultrapassou 100 mil mortes pela covid-19. 

A lei municipal nº 3.944/2016, contra as queimadas, prevê multas em Ufesps (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo). Transformadas em reais, elas atualmente vão de R$ 552,20 a R$ 1.380,50, dependendo da extensão do dano causado pelo fogo.

Além disso, o infrator é obrigado a plantar ou reflorestar a área danificada - uma árvore a cada 200 metros quadrados de queimada, até o limite de 50 árvores.

As denúncias de queimadas em área urbana podem ser feitas para a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (19) 3892-9613 e em área rural para a Polícia Militar Ambiental pelo telefone (19) 3807-5435.

Comentários