//PANDEMIA// Hospital Santa Rosa de Lima passa a ter 10 ventiladores pulmonares



O Hospital Santa Rosa de Lima recebeu dois ventiladores pulmonares para pacientes em tratamento da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Os equipamentos foram enviados pelo governo do estado de São Paulo, por meio da Delegacia Regional de Saúde (DRS) VII, de Campinas..

Com esses, o hospital passa a ter 10 ventiladores, informou o administrador, Fábio Luis Borri. "Temos 49 leitos, sendo 33 para utilização do SUS e oito exclusivos para atendimento à covid-19 e necessitávamos complementar com dois novos ventiladores. Atualmente [1º de julho] são 10 leitos ocupados, sendo quatro na maternidade, quatro de enfermaria por diferentes patologias e dois com suspeita de covid nessa área de atendimento específico. Esse reforço nos traz uma segurança até para uma necessidade de uma futura transferência desses pacientes”, disse.

Borri informou que o hospital tem investido em equipamentos de proteção individual, está com recursos humanos treinados para o combate à covid-19 e prevê a contratação de mais dois enfermeiros ainda neste mês de julho.

O médico anestesiologista Felipe Olivoti explicou que os ventiladores "ajudam muito e exercem papel fundamental na melhora do paciente, principalmente grave, que sem esse aparelho de ventilação não sobreviveria, já que precisa de uma máquina para respirar por ele e é o papel dessa máquina que os ventiladores fazem”. 

Ele esclareceu a diferença entre ventiladores e respiradores, como são popularmente chamados. “A terminologia respirador é errada quando designada para esse tipo de equipamento que respira por nós. O termo correto é ventilador. Respirador é outro tipo de dispositivo. Por exemplo, a máscara N95 é um tipo de respirador bem como a máscara que um mergulhador usa debaixo d’água. As máquinas que respiram artificialmente por nós são ventiladores”, completou.

Comentários