//CRÔNICA// Serra Negra, domingo de sol, uma festa!

Carros estacionados em frente do Parque Represa Dr. Jovino Silveira na manhã de domingo

Carlos Motta

Serra Negra, neste domingo, 26 de julho, está uma festa.

É gente por todo o lado, caminhando, correndo, aproveitando o lindo dia de sol em pleno inverno.

Bares cheios, cerveja, caipirinha.

Não dá para imaginar que Serra Negra faz parte do Brasil, este país em que mais de 1 mil pessoas estão morrendo, todos os dias, vítimas da traiçoeira doença provocada pelo novo coronavírus.

Mas Serra Negra, a cidade da saúde, respira... saúde.

O vírus é bem-vindo por aqui, trazido por motoristas que vêm das cidades da região - e de mais longe - e motoqueiros que surgem com suas máquinas rosnando potência e velocidade.

Em Serra Negra o vírus não tem vez.

Por aqui nem é preciso usar máscara de proteção, embora faixas alertem que o uso é obrigatório - e que quem descumprir a determinação pode levar multa.

(Vamos lembrar o nosso presidente-mito: "Máscara é coisa de viado.")

O ar da cidade é tão puro que deve afogar o vírus de tanto oxigênio!

Talvez por ser este paraíso, invulnerável às misérias da Terra, que o único hospital da cidade não tem nenhum leito de UTI.

Para quê, se ninguém fica doente, de covid-19 ou de seja lá o que for?

Aqui se respira saúde!

Talvez por ser este oásis em meio a um deserto abrasador repleto de perigos infindáveis, que se veja tanta gente feliz, recebendo os amigos do peito para uma bela macarronada ou um churrasco no ponto, picanha, linguiça, neste domingão esplendoroso.

Tenho pena de quem, por zelo, por excesso de responsabilidade, por amor ao próximo - essa bobagem -, por pensar também nos outros - que babaquice! -, ou simplesmente por temer ser vítima de uma doença que mata 4% de quem a contrai e não tem nada que a previna, além de medidas sanitárias, e nada que a cure, além das próprias defesas do organismo, fica trancado em casa, longe da festa, longe da alegria que é viver neste país tropical abençoado por deus e bonito por natureza.

Mas que beleza, Serra Negra, que beleza!

Comentários

  1. Ao senhor que teve o trabalho de tirar foto e fazer este comentário,
    Gostaria de dizer que este primeiro carro da foto é meu, Eu estava sim fazendo caminhada vivo num país livre!!!
    Então se me permite sugiro que se o senhor se preocupa com o bem estar das pessoas (isso é virtude)
    Procure fazer um trabalho voluntário em prol da população certamente isso será mais benéfico e construtivo do que cuidar da vida alheia.
    Sérgio Francisco Carvalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado sr.,
      antes de mais nada, obrigado por prestigiar este humilde site jornalístico. Muito bonito o seu carro. Aliás, como não o conheço, não poderia imaginar que aquele era o seu carro, bem como não imagino de quem são os outros. Note que nenhum deles tem sua placa publicada. Achei o seu carro tão bonito quanto a manhã de domingo que o sr. aproveitou para cuidar de sua saúde. Todos nós precisamos cuidar de nossa saúde, principalmente neste momento em que o planeta Terra, o Brasil e Serra Negra vivem a pior catástrofe sanitária em um século. Achei o conselho que o sr. me deu, de fazer um trabalho voluntário em prol da população, pois isso será mais benéfico e construtivo do que cuidar da vida alheia, muito inspirador. Mas desnecessário: o trabalho voluntário venho fazendo desde que lancei este Viva! Serra Negra há pouco mais de um ano, com o objetivo de dotar a cidade de um veículo jornalístico profissional. Desde então não ganhei um tostão, ao contrário, investi centenas de reais para tentar melhorar, a cada dia, a qualidade da informação que presto à comunidade. Sou daqueles que acho que informar não é se intrometer na vida de ninguém, mas sim um dos pilares de uma sociedade democrática. Faço jornalismo porque é o que sei fazer, porque gosto de fazer, porque acho que fazer jornalismo é uma forma de contribuir para melhorar a vida desta comunidade que escolhi para viver. E faço porque posso fazer, de maneira independente, sem ter de prestar contas a quem quer que seja. Por fim, prezado sr., o sr. acertou em dizer que me preocupo com o bem-estar das pessoas. Me preocupo muito. Tanto que espero sinceramente que o sr., em suas caminhadas, se proteja convenientemente, de acordo com as prescrições dos especialistas, para não se contaminar com esse vírus traiçoeiro e mortal - e também para não contaminar as outras pessoas que porventura cruzem com o sr. em suas saudáveis caminhadas.

      Excluir
  2. Ao senhor que teve o trabalho de tirar foto e fazer este comentário.
    Gostaria de dizer este primeiro carro da foto é meu e eu estava sim fazendo caminhada vivo num país livre!!!
    Então se permite já que o senhor se preocupa com o bem estar das pessoas ( isso é uma virtude) sugiro que o senhor faça trabalhos voluntário em prol da população certamente isso será mais benéfico e construtivo que cuidar da vida alheia... Obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.