//CRÔNICA// Serra Negra é mesmo a "cidade da saúde"?


Carlos Motta

Desde o dia 7 de junho até este sábado, 13 de junho, o número de casos confirmados de covid-19 em Serra Negra permanece em 18. O de suspeitos aumentou de 12 para 19, com teto de 21. Ninguém morreu de doença por aqui. Nas cidades da região, como na vizinha Amparo, que tem 103 casos confirmados e 6 mortos, os danos da pandemia são maiores. 

O médico Rodrigo Magaldi, também vice-prefeito serrano, explica que essa vitória momentânea contra a pandemia se deve às medidas adotadas pelo Executivo e à colaboração da população.

Mas deve haver outros motivos que justifiquem o fato de Serra Negra ser quase uma exceção à regra nesta crise.

Isso porque, pelo menos aparentemente, a taxa de isolamento social no município, a julgar pelo movimento nas ruas desde há um bom tempo, não é alta. 

Além disso, as atividades comerciais e de serviços foram liberadas e muitos turistas vieram para Serra Negra no fim de semana passado e neste - hoje, nesta manhã de domingo, 14 de junho, por exemplo, vejo, de onde moro, dezenas de motoqueiros chegando à cidade, em bando, como nos bons tempos de meses atrás.

O fato é que Serra Negra está se comportando, nesta pandemia, exatamente como milhares de outras cidades pelo país afora, que vivem uma quase normalidade.

Então, como explicar que Amparo, com uma população 150% maior que Serra Negra, tenha 472% a mais de casos confirmados de covid-19 até agora?

Está certo que a aritmética não vale tanto nessas situações, mas ao menos ela nos dá o que pensar.

Adensamento populacional baixo, grande área rural, ônibus urbanos não lotados, inexistência de cortiços, favelas e de locais públicos fechados, como shopping centers, podem ajudar a entender o número reduzido de casos de covid-19 na cidade até agora.

Deve haver, além dessas, outras explicações menos óbvias, que certamente os especialistas saberão dar. 

E enquanto esse mistério não se esclarece, a torcida é para que os números por aqui continuem baixos e as crises sanitária e econômica desapareçam logo.

Os próximos dias revelarão a realidade, mostrando se o "liberou geral" recente teve consequências prejudiciais, como em outras localidades que relaxaram as medidas de isolamento social, ou se Serra Negra é mesmo digna do slogan que carrega há décadas, de "a cidade da saúde".


Comentários