Os alunos da primeira turma do curso de cuidadores promovido pelo Lar dos Velhinhos São Francisco de Assis e Casa da Cultura Dalmo Dallari receberam seus certificados no dia 19 de dezembro. O projeto visa capacitar pessoas para o cuidado humanizado e responsável com os idosos. "Serra negra é uma cidade com muitos idosos e cada vez mais necessita desse tipo de profissional", explica Pici Dallari, diretora do Lar dos Velhinhos, que complementa: "Há uma grande demanda por cuidadores, principalmente para trabalhar em casas particulares."
A primeira turma do curso formou sete cuidadores, funcionários do Lar dos Velhinhos. Eles tiveram aulas durante três meses, sendo duas por semana, com três horas de duração cada, num total de 30 aulas. Segundo Pici, "essa turma reciclou a maior parte dos conhecimentos que já tinha, mas com certeza eles aprenderam coisas novas, mas o forte foi reforçar o que eles já fazem".
A partir de 2026 o curso sofrerá algumas pequenas alterações, pois, de acordo com Pici, o aluno aprenderá não só a cuidar de idoso, mas de qualquer pessoa que estiver acamada. "Vamos fazer alguns ajustes no programa do curso, mas nada pesado", diz.
A ideia é abrir inscrições para duas ou três turmas no próximo ano. O curso é gratuito para moradores ou não de Serra Negra. Em breve os organizadores divulgarão os detalhes para as inscrições.
A primeira turma teve como professores Cauã Alves (enfermeiro) e Leticia Lonner (nutricionista), que também coordenaram tecnicamente o curso, além de Viviane Cunha (psicóloga), Victoria Bueno (fisioterapeuta), Cauani Alves (pedagoga) e Cristina Bittencourt (dentista).
As aulas foram dadas na Casa de Apoio, anexa do Lar dos Velhinhos (Avenida Juca Preto, 651), mesmo local da próxima turma.


Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.