//PANDEMIA// Serranos apontam privilégios na flexibilização do isolamento


A prorrogação do isolamento social em Serra Negra até 31 de maio, seguindo decreto do governo estadual, divide a opinião dos serranos, entre os quais comerciantes, nas redes sociais. 

Entre os que criticam e os que apoiam a restrição do funcionamento das lojas e da rede hoteleira até o fim do mês, há uma parcela de cidadãos e também de comerciantes que apoia o isolamento social, mas questiona a flexibilização do atendimento ao público de alguns setores que não são essenciais.

Além de privilegiar esses segmentos em detrimento dos demais, o funcionamento desses setores do comércio, argumentam, é o que em Serra Negra pode comprometer a eficiência do isolamento social na redução da contaminação mesmo após a prorrogação por mais 20 dias.

“Minha família perdeu toda a renda porque nosso comércio não pode funcionar”, diz um serrano em um comentário. “E isso aconteceu com milhares de outros trabalhadores, comerciantes, autônomos entre outros”, acrescenta, enfatizando, no entanto, que é favorável ao isolamento social.

Porém, ele enumera: papelaria, floricultura, material de construção, lojas de produto de beleza, armarinhos e igrejas estão funcionando, sem, no entanto, serem serviços essenciais. 

O cidadão pergunta “por que sua família pode perder sua fonte de renda, enquanto outros não podem ficar sem flores?”. 

Para os serranos que criticam as exceções, a flexibilidade adotada pela Prefeitura de Serra Negra beneficia alguns setores e privilegia parte da população, além de comprometer a eficiência da medida de isolamento. 

Além disso, essa flexibilização parcial, afirmam os serranos, contribui para aumentar o fluxo de pessoas nas ruas e causar a sensação de que a situação não é tão grave e que o isolamento social e a pandemia são divergências políticas.

“Ou o governo faz um isolamento efetivo - deixo claro que eu sou a favor dessa opção - e para com essa hipocrisia, ou não faz e paga para ver o resultado. Porque o que estamos vendo até agora é protelação, desgaste e agravamento da crise”, desabafa nas redes sociais.

Há ainda entre os comentários, serranos favoráveis ao isolamento, mas que cobram maior eficiência da Vigilância Sanitária na fiscalização do uso de máscaras nas ruas e na orientação dos serranos para que fiquem em casa e evitem o aumento do fluxo de pessoas circulando. “Há muitos adolescentes, crianças e até idosos circulando apesar das restrições”, conclui. 

Para esses, os casos de coronavírus devem crescer nas próximas semanas em especial em virtude do relaxamento das medidas de restrição de funcionamento do comércio e de circulação de pessoas nas ruas.

Comentários