//PANDEMIA// Serra Negra libera cultos religiosos; Brasil bate recorde de mortes em 24 h


A atividade em templos religiosos e cultos de qualquer gênero já está liberada em Serra Negra. O afrouxamento das medidas tomadas pela prefeitura para combater a pandemia do covid-19 na cidade foi determinado pelo Decreto nº 5.048, assinado pelo prefeito Sidney Ferraresso (DEM).

Nesta quarta-feira, 6 de maio, o Brasil bateu o recorde de mortes e casos notificados do covid-19 em 24 horas. Entre a terça-feira e hoje foram registrados mais 10.503 pessoas infectadas e 615 novos óbitos pela enfermidade, segundo dados do Ministério da Saúde. O número de pacientes recuperados é de 51.370. 

No total, o país chegou a 125.218 casos confirmados de covid-19, um aumento de 9% em relação a terça-feira, quando foram registradas 114.715 mil pessoas nessa condição. De acordo com o Ministério da Saúde, desse total, 65.312 estão em acompanhamento (52,2%%) e 51.370 (41%) já foram recuperados, deixando de apresentar os sintomas da doença. Ainda são investigadas 1.643 mortes.

O total de mortes subiu para 8.536. A marca representou um acréscimo de 9% em relação a terça-feira, quando foram contabilizados 7.921 falecimentos. A letalidade é de 6,8%.

Serra Negra tem três casos de covid-19 confirmados, de acordo com a Secretaria de Saúde do município. Cinco casos ainda estão sendo investigados. 

A prefeitura justificou a liberação das atividades em templos religiosos invocando a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) que suspendeu liminar que proibia os cultos, além de decreto do governo federal que considera atividades religiosas como essenciais.

Segundo o decreto, os responsáveis pelos templos e cultos religiosos terão de adotar uma série de medidas para garantir a higiene e a segurança sanitária dos fiéis, como limitação a 20% da capacidade de público, limite máximo de 45 minutos em cada culto, realização dos cultos somente entre 9 horas e 21 horas, disponibilização de álcool em gel, utilização obrigatória de máscaras, entre outras restrições e determinações. (Com informações da Agência Brasil)

A íntegra do decreto é a seguinte:


Comentários