//CIDADE// Câmara cobra explicações da prefeitura sobre obras no São Luiz


A Câmara Municipal de Serra Negra aprovou, por unanimidade, na sessão de segunda-feira (11 de maio), requerimento  ao Executivo solicitando informações e documentos sobre o projeto e obras de reforma e revitalização do Parque Fonte São Luiz.

De autoria do vereador Edson Marquezini, o documento é assinado também pelo vereador Leandro Gianotti Pinheiro, que solicitou assinatura conjunta do requerimento.

Marquezini informou que elaborou o documento com base em reportagem do portal Viva! Serra Negra (clique aqui), publicada na semana passada, que relata a preocupação dos moradores do bairro São Luiz com o andamento das obras de reforma do parque fonte ali localizado.

A empresa responsável pela obra, segundo os moradores, não está respeitando o projeto original, da arquiteta Vitoria Testa, que foi aprovado pela comunidade em meados do ano passado.

Os vereadores solicitam por meio da requisição cópia do projeto original de revitalização, do processo de licitação e do contrato firmado com a empresa contratada para a realização das obras.




O requerimento questiona também as autoridades municipais sobre o valor pago pela prefeitura pela realização das obras, o prazo previsto de início e término da execução da reforma e revitalização, além de solicitar nome dos responsáveis pela fiscalização, andamento e cumprimento dos itens descritos no projeto original de revitalização do parque. 

O requerimento questiona ainda se as obras estão seguindo o projeto original e solicitam informações sobre eventuais alterações. Caso tenham sido feitas modificações, os vereadores requisitam informações sobre quais seriam e quais os motivos das alterações.

O vereador Edson Marquezini lembrou que participou do lançamento do projeto, cerca de um ano atrás. “Nós estávamos lá na escola São Luís quando foi passado no telão o projeto e realizada uma discussão naquele momento sobre as alterações necessárias”, afirmou.

Com as alterações, lembrou o vereador, o custo da obra teve um acréscimo de R$ 30 mil. “O Viva! Serra Negra agora revela que a empresa está realizando uma obra que não segue o projeto original”, salientou. Ele cobrou em especial do secretário de Obras, Jorge Ioriatti, a responsabilidade pela fiscalização das obras de reforma e revitalização do parque fonte. 



Magaldi dá explicações aos moradores

O vice-prefeito de Serra Negra, Rodrigo Magaldi (DEM), esteve no Parque Fonte São Luiz, na terça-feira, 12 de maio, para acompanhar as obras de reforma da área (foto acima). Na oportunidade, ele esclareceu algumas dúvidas dos moradores, em companhia do secretário de Obras ,Jorge Ioriatti, e do engenheiro civil da prefeitura, Fábio Polidoro Nicoletti.

Os moradores questionaram a respeito do quiosque principal, se seria de blindex, mas os integrantes do Executivo explicaram que, de acordo com o projeto, o quiosque terá fechamento em alvenaria de blocos de concreto, contendo elementos vazados na extremidade, como está sendo feito. Algumas adaptações internas que não impactem na estrutura e nos custos da obra podem ser realizadas.

Ainda nesse local será criado um espaço para atividades sociais, com um salão multiuso de 60 m² para, por exemplo, a prática de danças, lutas e a realização de eventos em geral. Em vez de aumentar a área construída será aproveitado o espaço já existente, onde funcionavam quiosques, numa área total de 120 m². O restante será destinado aos banheiros, inclusive com fraldário.

Entre as melhorias estão ainda a restauração do acesso pela lateral da escola; a recuperação dos lagos; a reforma do playground; a limpeza da vegetação morta para a entrada de mais luminosidade, e uma área de reflorestamento. Será desenvolvida ainda toda uma estrutura de acessibilidade com passagens, guarda corpo e banheiros.

O parque também terá um espaço para instalação de barracas, onde feiras poderão ser montadas.

O projeto foi desenvolvido pela arquiteta Vitoria Testa e apresentando aos moradores, que o aprovaram depois de reuniões, no ano passado, com o prefeito, Sidney Ferraresso (DEM), além do vice-prefeito, secretários e vereadores.

Também está sendo feita uma correção do curso da água para impermeabilização do solo,  com autorização da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Foi informado ainda aos moradores que o lago no local poderá ser incluído num projeto do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) para instalação de bacia de contenção de águas pluviais.

O órgão estadual realiza estudos sobre um projeto de combate às enchentes no município desde o ano passado. Engenheiros estiveram no município e percorreram trechos dos cursos da água e nascentes do Centro. 



Comentários