//CIDADE// Obras no Parque Fonte São Luiz não seguem projeto, dizem moradores

Ilustração do escritório de arquitetura dá exemplo do parque reformado

Moradores do bairro São Luiz estão preocupados com o andamento das obras de reforma do parque fonte ali localizado. Segundo eles, a empresa responsável pela obra não está respeitando o projeto original, da arquiteta Vitoria Testa, que foi aprovado pela comunidade em meados do ano passado. 

Esses moradores observaram duas alterações no projeto: nos quiosques, que estão com as bases podres e deveriam ser totalmente refeitos, estão apenas sendo colocadas telhas novas, e a lanchonete, que deveria ser de vidro blindex, está sendo fechada com blocos.

Eles chegaram a entrar em contato com a arquiteta, depois de tentar obter esclarecimentos na prefeitura. Segundo ela, depois que entregou o projeto às autoridades, não teve mais informações sobre o andamento da obra. Informou ainda que o projeto entregue à Secretaria de Obras foi o mesmo apresentado à comunidade do São Luiz. E explicou que seu contrato não tem nenhuma cláusula que proíba o cliente de mudar algum tipo de acabamento, por causa de custos ou outro motivo, nem que ele seja obrigado a notificá-la sobre a alteração.

A assessoria de imprensa da prefeitura, questionada sobre a queixa dos moradores, informou que, de acordo com os projetos e memoriais, "o quiosque principal (lanchonete) terá fechamento em alvenaria de blocos de concreto, contendo elementos vazados na extremidade". 

Também esclareceu que "quanto os quiosques menores, terão sua estrutura principal mantida, com substituição das ripas e caibros, além das telhas".

Uma outra dúvida dos moradores era referente ao aterramento do lago existente no local. Sobre essa questão, o esclarecimento da prefeitura foi de que ele não está previsto. "Está sendo feita uma correção do curso da água para impermeabilização do solo, inclusive com autorização da Cetesb", informou a assessoria de imprensa.

A reforma do Parque Fonte São Luiz está orçada em R$ 281.771,89. A licitação da obra foi vencida pela Projecon Projetos e Construções.

Os trabalhos preveem a restauração das áreas de lazer, com instalação de um novo playground e construção de um salão para atividades sociais, além de um espaço para instalação de barracas, onde poderão ser montadas feiras, limpeza da vegetação morta para maior iluminação, e colocação de nova vegetação ornamental. Além disso, a área onde hoje se encontravam os laguinhos será modernizada, passando a contar com um riacho ornamentado por pedras, os banheiros serão reformados, os passeios alargados, e os quiosques, reformados. 

O projeto vai restabelecer o acesso pela lateral da EE Deputado Romeu de Campos Vergal, adjacente ao parque, proporcionando uma rota para portadores de necessidades especiais. 

Os moradores do São Luiz já manifestaram várias vezes a preocupação de que a atual reforma do parque fonte seja, como nas obras anteriores, apenas superficial, sem conseguir trazer de volta ao local, abandonado nos últimos anos, o apelo turístico que atraía inúmeros visitantes. Além disso eles entendem que o parque fonte revitalizado se constituiria numa excelente área de lazer para a população do bairro.


Comentários