//FALA, CIDADÃO!// O respeito aos idosos


Vladimir Kapor

Em razão de milhares de "memes" que circulam pelas nossas redes sociais, questionando o comportamento de pessoas idosas com relação ao covid-19, cabe-nos uma reflexão à respeito.

Apesar de divertidos,  engraçados, alguns, desnecessário dizer que todos, sem exceção,  reafirmam a cultura de descaso com que, historicamente, os mais velhos foram e são tratados neste país. 

Os mais velhos que, com suas aposentadorias são arrimo de milhões de famílias brasileiras, que com suas rendas socorrem com "consignados" os familiares endividados, e ou, são os "cuidadores" dos filhos dos filhos, para o trabalho ou lazer dos mesmos.

Os mais velhos, que quando dispensáveis das atividades acima, são "depositados" em casas de repouso ou asilos, com a justificativa de que "será melhor para eles ".

O que os mais velhos não têm, teoricamente, repito, teoricamente, é o tempo, portanto quando estiver procurando vaga, não estacione na vaga do idoso; quando estiver no banco, no supermercado etc, não entre na fila do idoso; quando seus filhos, vindo das baladas, estiverem com coriza, espirrando, tossindo, não os mandem à escola e a lugar nenhum, porque nós vamos estar lá. 

Se você é consciente, fique em casa, mantenha o isolamento, e, se puder, deixe a rua, a praça, a praia e o mar para os idosos. Talvez, só talvez, seja esse o contato que precisamos.

Comentários