//CIDADANIA// Casa da Cultura abre com festa suprapartidária

 Professora Neusa Kapor, presidente do PT serrano: "Ninguém
vai lhe dar a liberdade, ninguém vai lhe dar a dignidade, ninguém vai lhe dar o respeito,
porque isso são coisas que você ou toma para si, ou jamais as terá"

A inauguração da Casa da Cultura e Cidadania Dalmo de Abreu Dallari, na noite de sexta-feira, em Serra Negra, contou com a presença de cerca de 100 pessoas e acabou se transformando numa festa suprapartidária, por ter reunido lideranças de várias agremiações políticas que atuam na cidade.

A Casa, localizada à Rua Eliseu Franco de Godoy, 57, Centro, é mantida pelo Diretório Municipal do PT de Serra Negra e pretende ser um centro de debates de temas de interesse para a comunidade local, de formação política, de defesa dos direitos humanos e de incentivo à arte e cultura populares.

A presidenta do PT local, professora Neusa Kapor, emocionada, se encarregou de fazer um breve discurso de boas vindas aos presentes e de explicar os objetivos da Casa. Destacou a importância da luta política, principalmente neste momento de instabilidade institucional: "Ninguém vai lhe dar a liberdade, ninguém vai lhe dar a dignidade, ninguém vai lhe dar o respeito, porque isso são coisas que você ou toma para si ou jamais as terá", afirmou. 



Marta Maria: "Serra Negra foi
muito importante para o meu pai"
A ela se seguiu a fala de Marta Maria Dallari, filha do professor Dalmo de Abreu Dallari, que, por estar em viagem fora do Brasil, não pode comparecer à inauguração. Marta contou que seu pai deve muito de sua formação humanística a Serra Negra, onde nasceu e viveu até os 15 anos, e que procurou transmitir aos seus filhos os valores que herdou da comunidade serrana. 

A mensagem que o professor Dalmo Dallari enviou aos diretores da Casa, agradecendo a homenagem, foi lida pela sua prima, Maria Aparecida Dallari Guirelli, a Pici, integrante da Executiva Municipal do PT de Serra Negra.  

“A origem de meu despertar de consciência para os direitos humanos e de minhas atividades e minhas lutas na pregação e na busca de uma convivência humana justa e solidária está nas características tradicionais da sociedade serrana e nos ensinamentos e exemplos de meus pais", diz o texto em sua abertura. "Cumprimento calorosamente os caríssimos criadores da 'Casa da Cultura e da Cidadania', formulando votos para que ela obtenha pleno êxito e seja um exemplo de solidariedade humana, realizando com absoluto êxito os seus objetivos de apoio para a vida e convivência digna e justa de todos, sem qualquer marginalização ou discriminação", afirma na sequência.


Pici Dallari leu a mensagem enviada
pelo professor Dalmo Dallari
Logo depois, os presentes foram convidados a participar de um coquetel e assistir à apresentação do Trio Boa Maré, especializado em samba raiz, que tocou por cerca de 40 minutos na sala multiuso da Casa, onde também está montada a exposição de fotos "Esta Gente Serrana", com 35 obras que retratam cenas de trabalho e lazer da Serra Negra do passado.

Uma grande presença de lideranças políticas locais marcou a inauguração da Casa da Cultura e Cidadania. À tarde, integrantes do diretório do PT, que terminavam de preparar o imóvel para a inauguração, receberam a visita do vice-prefeito de Serra Negra, Rodrigo Magaldi (DEM), acompanhado da companheira Bárbara Regiani, ex-secretária de Saúde do município. Magaldi explicou que não poderia comparecer à noite por ter outro compromisso, mas que fazia questão de levar pessoalmente os votos de sucesso ao empreendimento.


Representando o Executivo local estiverem presentes na inauguração os secretários municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Osmar Stacheti, e de Obras e Infraestrutura, Jorge Ioriatti, além do assessor do Gabinete e ex-prefeito João Dei Santi. O vereador Leandro Pinheiro (PV) e o secretário-geral da Câmara Municipal, Demétrius Franchi, representaram o Legislativo serrano. Também compareceram o diretor de Obras, Serviços Públicos e Transportes de Lindoia, arquiteto Paulo Biller, e o ex-diretor de Cultura de Serra Negra Oscar Brolezi.

Aos presidentes do Republicanos local, Marco Bueno, da presidenta e vice do PSOL serrano, Érica Pilom Campos e Ariel Estácio, se somaram lideranças do PSB, Avante e PSD. Pelo PT estiverem presentes o presidente e a vice-presidenta do PT de Amparo, Tobias Gasparini e Silvinha Forato, além do advogado Edison Luís Alves, ex-presidente do diretório amparense; Paulo de Tarso Côrte, presidente do PT de Mairiporã; Daniel Bosco de Melo, presidente do PT de Socorro; Ana Carolina Alencar Nunes, presidenta do PT de Franco da Rocha; Mauro Maurici Lima Morais, ex-prefeito de Franco da Rocha e coordenador da Macrorregião da Mantiqueira; e Ivete Garcia, ex-vice-prefeita de Santo André. Além de Neusa Kapor e Pici Dallari compõem a Executiva do PT de Serra Negra o professor e ex-vereador Vladimir Kapor, a advogada Rosana Senna e os jornalistas Salete Silva e Carlos Motta. 

A festa contou ainda com a presença de militantes do PT e PSOL locais e de integrantes do Coletivo da Montanha, grupo suprapartidário de orientação progressista, responsável pelo projeto "Leia Mais Serra Negra", que distribui gratuitamente livros para a população.


 A programação deste mês da Casa da Cultura e Cidadania Dalmo Dallari deverá ser divulgada nesta semana. Um debate sobre a situação da mulher em Serra Negra, no fim de semana, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no domingo, 8 de março, deverá abrir a programação do novo centro cultural da cidade.

Abaixo, algumas fotos da festa:



Mensagem

É a seguinte a íntegra da mensagem enviada aos diretores da Casa da Cultura e Cidadania pelo professor Dalmo de Abreu Dallari:

“A origem de meu despertar de consciência para os Direitos Humanos e de minhas atividades e minhas lutas na pregação e na busca de uma convivência humana justa e solidária está nas características tradicionais da sociedade serrana e nos ensinamentos e exemplos de meus pais.

Nos meus primeiros quinze anos de vida, vivendo ainda em Serra Negra, convivi e compartilhei atividades com serranos que eram membros de famílias brasileiras tradicionais e também com muitos descendentes de imigrantes. Grande parte da sociedade serrana era composta de imigrantes e descendentes de imigrantes italianos, havendo também famílias originárias do Líbano. E o que presenciei e com o que convivi foram constantes manifestações de respeito e de solidariedade, unindo-se todos na busca de uma convivência fraterna, com o reconhecimento da igualdade essencial de todos os seres humanos em direitos e dignidade.

Caríssimos amigos e companheiros de lutas humanistas. Recebi com grande satisfação a notícia da criação da “Casa da Cultura e da Cidadania” em Serra Negra e fiquei extremamente sensibilizado e verdadeiramente emocionado sabendo da decisão de dar o meu nome a essa instituição de elevado valor social, que será um centro de defesa e divulgação dos direitos humanos e de apoio à conscientização para a convivência humana justa e solidária. Assim, pois, com imensa gratidão por essa deferência extremamente honrosa, cumprimento calorosamente os caríssimos criadores da “Casa da Cultura e da Cidadania”, formulando votos para que ela obtenha pleno êxito e seja um exemplo de solidariedade humana, realizando com absoluto êxito os seus objetivos de apoio para a vida e convivência digna e justa de todos, sem qualquer marginalização ou discriminação.

Com fraterna amizade, recebam um caloroso abraço do conterrâneo e companheiro de ideais humanistas.


Dalmo de Abreu Dallari”





Comentários