//SAÚDE// Primeira coleta de sangue do ano será em fevereiro


A primeira campanha de doação de sangue de 2020 do Hemocentro de Campinas em parceria com o Centro Espírita Joana D’Arc será no dia 5 de fevereiro, das 9 às 12 horas.

Essa é uma das campanhas mais importantes do ano, durante o qual são realizadas quatro doações.  

O período coincide com o fim de férias, época em que há menor número de doadores, e antecede o Carnaval, que será de 22 a 25 de fevereiro.

A divulgação é importante para deixar os bancos de sangue preparados para os atendimentos no período de Carnaval, quando os prontos-socorros são mais procurados, explica Rogério Magon, membro da diretoria do Centro Espírita Joana D'Arc.


O maior movimento nas estradas e nas ruas das cidades durante o Carnaval eleva o risco de acidentes e a demanda nos bancos de sangue.

O trabalho de divulgação realizado na comunidade, nas empresas, redes sociais e grupos de whatsapps de Serra Negra tem contribuído para atrair mais doadores.

Embora ainda não tenha os dados do ano passado computados, Magon diz que houve em 2019 um crescimento no número de doadores em relação ao ano anterior.

Sua expectativa é manter a meta de crescimento este ano. “É importante que as pessoas participem como doadoras e quem não puder doar que ajude a compartilhar e a divulgar a campanha”, afirma.

O número de doadores nas duas primeiras doações de 2019 já havia crescido 50% em relação a 2018. Em cada uma delas foram registrados cerca de 100 candidatos.

“Esperamos no mínimo manter e, se possível, elevar esse número”, diz Magon. Para ser doador é preciso ter entre 18 e 69 anos de idade e pesar acima de 50 quilos.  

Antes do início da doação, haverá uma palestra informativa. O Centro Espírita Joana D’Arc fica à rua Allan Kardec, 53. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 0800-7228432.



Comentários