//OPINIÃO// A vergonhosa lista difamatória


Carlos Motta

Brincadeira de mau gosto, antecipação da campanha política, vingança pura e simples, expressão grotesca de maledicência....

Muitas são as explicações para uma lista de nomes de serranos que circula pelos grupos de WhatsApp, nominando "caloteiros", "gays" e "chatos".                                                .

Seja qual tenha sido a intenção dos autores da tal lista, é necessário informá-los que eles praticaram um crime e portanto podem ser acionados judicialmente. 

Também é bom lembrá-los que hoje a tecnologia dispõe de meios simples para identificar os autores da difamação.

No ano passado, Serra Negra foi notícia em três ocasiões. 

Na primeira, quando o Ministério Público repreendeu o Executivo por ter permitido que o vice-prefeito acumulasse função de médico da rede pública ao mesmo tempo em que sua companheira exercia o cargo de secretária municipal de Saúde. 

Na segunda, pela realização do Festival de Inverno, que contou com a cobertura - paga - da emissora de televisão Band Campinas.

E, por fim, quando um pasquim local chamou de "putinha" a jovem ativista ambiental sueca Greta Thunberg.

Numa balança imaginária, pesado tudo isso, o saldo não foi positivo para a imagem da cidade, que precisa, desesperadamente, se mostrar atraente, de todas as formas, para os brasileiros - afinal, ela vive e sobrevive de receber visitantes.

Os autores da tal lista difamatória certamente são pessoas que, ou têm sérios problemas psicológicos, ou não se importam nem um pouco com o bem-estar de sua comunidade.

Há uma terceira opção, ainda mais desagradável.

Esse tipo de atitude, que imita o ocorrido em outras cidades, como na vizinha Amparo, mostra o quanto Serra Negra ainda é provinciana - no pior sentido do termo, ou seja, de mentalidade atrasada, tacanha e medíocre.

Vamos torcer para que a vergonha provocada pela divulgação dessa lista ignominiosa fique restrita a Serra Negra e não se espalhe e manche ainda mais a imagem de uma terra que merece ser conhecida por suas qualidades e não por seus defeitos.



Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.