//MEIO AMBIENTE// Cidade se prepara para a coleta seletiva


As primeiras medidas para o início da coleta seletiva de lixo em Serra Negra começaram a ser tomadas: na segunda-feira, 27 de janeiro, o prefeito Sidney Ferraresso (DEM) se reuniu com Fernando Fernandez, gestor operacional da empresa Reversa Mais, parceira da OSC Ação, Ética e Cidadania, contratada para realizar o serviço no município.

A Secretária de Educação, Rita Pinton, esteve presente na reunião, já que a primeira etapa do projeto da coleta seleta será nas escolas municipais. Ficou acertado que no dia 18 de fevereiro haverá uma nova reunião com as diretoras das escolas para definir o cronograma das atividades. Todos os equipamentos e materiais serão fornecidos pela empresa. Para o encontro serão convidadas também as diretoras das escolas públicas estaduais e particulares.

“O projeto da reciclagem de lixo será mais um dos vários que desenvolvemos para que nossas crianças tenham o melhor aprendizado possível”, ressaltou a secretária. Ainda com relação ao meio ambiente, a Secretaria de Educação desenvolve projeto com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Associação Ambientalista Copaíba, com sede em Socorro.

A Reversa Mais atua em coleta de resíduos sólidos e logística reversa e possui núcleo de triagem em Socorro. A empresa é uma das parceiras da OSC Ação, Ética e Cidadania, contratada para executar serviços de triagem, processamento e destinação de resíduos sólidos recicláveis ou reutilizáveis, provenientes da coleta de resíduos sólidos domiciliares ou da coleta seletiva, conforme contrato assinado com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra). Monte Alegre do Sul, Lindoia, Águas de Lindoia, Tuiuti e Pinhalzinho, que não possuíam coleta seletiva, também aderiram à iniciativa.

Depois das ações nas escolas,as  residências serão visitadas e receberão material informativo de como realizar a correta separação dos resíduos e os dias e horários de coleta. A etapa visa conscientizar a população de todas as idades, crianças e adultos. Por fim, terá início a coleta seletiva. Um veículo passará nos bairros das cidades coletando recicláveis. Segundo Fernando Fernandez, a iniciativa possibilitará, além do benefício ao meio ambiente, criação de empregos no município.

“Começa com educação ambiental porque é preciso preparar o futuro", disse ele. "Uma vez terminada essa etapa iniciaremos a coleta seletiva com caminhões e funcionários. Primeiro nós teremos nossas próprias equipes, mas prepararemos equipes da cidade, com motoristas e coletores e se alguém quiser trabalhar em nosso centro de triagem em Socorro será bem-vindo. Contratamos no regime CLT e geraremos na faixa de 8 a 10 empregos. Posteriormente divulgaremos mais detalhes”, informou Fernandez.


Comentários