//OPINIÃO// Papai Noel vai se lembrar de Serra Negra?

Noeland, em Holambra, recebeu cerca de 100 mil visitantes em cada edição 

Carlos Motta

A dois meses do fim do ano, Serra Negra ainda não definiu nem divulgou, como outras cidades da região, a programação de Natal - como se sabe, cidades turísticas costumam criar eventos para atrair visitantes, ainda mais em épocas de crise econômica como esta pela qual o país passa.

Nos anos anteriores pouco se fez na cidade para lembrar e marcar a data, a mais importante do ano para os comerciantes. Uns enfeites aqui, outros ali, uma árvore de Natal iluminada à noite na Praça João Zelante, e só. Pouco para encher os olhos dos serranos e visitantes, quase nada em termos de marketing que destacasse Serra Negra de outras inúmeras localidades que vivem do turismo.

No início de agosto uma reunião com quase 200 participantes, entre comerciantes, empresários e representantes da prefeitura, tentou acertar os ponteiros das atividades capazes de trazer mais gente para a cidade neste segundo semestre de vacas magras. 

O secretário de Turismo, César Borboni, o Nei, foi franco em dizer que o cofre público estava quase vazio e a prefeitura não seria capaz de bancar sozinha os custos do que havia planejado. Até o momento, porém, nada foi informado sobre o resultado de seus apelos para que a iniciativa privada desse a necessária ajuda para que Serra Negra oferecesse algo mais que o trivial para atrair turistas.

Que é justamente o que cidades próximas estão fazendo, como por exemplo Holambra, que mal encerrou a Expoflora, maior feira de flores e jardinagem da América do Sul, e já inicia a divulgação do Noeland, evento que em suas edições anteriores recebeu, em cada ano, cerca de 100 mil visitantes. 

O Noeland foi criado em 2017 pela empresária Silvia Doreto, proprietária da Thematic Decor, e numa área de 30 mil metros quadrados entretém os visitantes com apresentações de corais, teatro e dança, bandas de música e atividades recreativas. O lazer e o entretenimento se completam com uma pista de patinação no gelo, desfiles de Natal, show de luzes, personagens exclusivos e, claro, a presença do Papai Noel. 

Os ingressos já estão à venda para o evento, que dura um mês, de 29 de novembro a 29 de dezembro.

Mas não é só Holambra, entre as cidades do Circuito das Águas Paulista, que se move neste fim de ano para reforçar suas finanças. Socorro, que já se consolidou como um dos mais cobiçados destinos do turismo de aventura do país, também vê o Natal como uma prioridade e investe no seu "Socorro Luzes de Natal", que vai de 22 de novembro a 15 de janeiro de 2020, com atrações diversas para o público local e visitantes. 

Papai Noel pode ser generoso, mas diz a tradição que ele não distribui presentes para as crianças que tiveram mau comportamento no ano. 

O prazo para Serra Negra impressionar o bom velhinho está acabando.

Comentários