//CULTURA// Quer ler? Não tem livro? Vá à Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal fica aberta de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas
Carlos Motta

Em Serra Negra há um lugar onde se reúnem nomes famosos da literatura mundial. Ali estão lado a lado Miguel de Cervantes, Machado de Assis, Agatha Christie e J.R.R. Tolkien, entre tantos outros, que, apesar das diferenças de linguagem e do período de vida, se encontram sempre dispostos a conversar e até a se tornar íntimos de quem se dispuser a visitá-los.

Esse espaço democrático fica na Praça Sesquicentenário, mais exatamente no Palácio Primavera, onde funciona a Divisão de Cultura da cidade. Trata-se da Biblioteca Municipal Prof. Hidelbrando Siqueira, aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Ela possui 340 leitores cadastrados e quem quiser fazer parte dessa lista para levar os livros para casa, precisa apenas ir lá com seu RG, CPF e um certificado de residência. Os pais dos menores de idade têm de preencher o cadastro por eles. 

A biblioteca conta com cerca de 2 mil títulos, entre obras de ficção e não ficção, clássicos e modernos, de vários gêneros e épocas, livros infantis e histórias em quadrinhos. Na verdade, há muita coisa para quem gosta de ler - e em Serra Negra, a julgar pela frequência da biblioteca, o número desses leitores habituais é considerável, já que uma média de cinco retiram livros de lá diariamente.

Debaixo do balcão de atendimento do Palácio Primavera há uma caixa grande, cheia de livros, doados por uma livraria. Os exemplares são quase novos e se encontram ainda ali porque a Biblioteca Municipal está há aproximadamente quatro meses sem um bibliotecário. A boa notícia é que em novembro será realizado um concurso público para preenchimento do cargo e então esses livros e todos os outros que chegam em doações poderão ser catalogados, arrumados nas estantes e ficarem à disposição do público.

Acervo tem livros de ficão e não ficção
A Biblioteca Municipal oferece ainda, para as escolas da cidade, um serviço especial, a Biblioteca Itinerante, que até há poucos meses visitava os bairros, levando para as crianças desses locais um pouco do universo da literatura. Hoje o ônibus que faz o serviço só sai da garagem quando é solicitado por alguma escola. Os diretores e professores que tiverem interesse devem entrar em contato com a Divisão de Cultura, por meio do telefone 3892-4937 ou enviar mensagem para a página do Facebook.

Os serranos que gostam de ler têm ainda outra opção para emprestar livros além da Biblioteca Municipal. O projeto Leia Mais, lançado pelo Coletivo da Montanha neste segundo semestre, está se expandindo e já conta com dez pontos onde as pessoas podem pegar livros gratuitamente: 

Bar do Porfírio (Empório São Sebastião da Serra), Avenida João Gerosa, 1985 - São Luiz;
Bar do Zé (Barzão), Rua Luis Vaz de Camões, 1 - Campo do Sete;  Mercado Ramalhada (Mercado do Dito), Estrada Basílio Siloto s/n - Ramalhada; Mandala Studio - Yoga Terapia e WorkshopRua José Bonifácio, 650, Loja 5 (em frente ao Colorado Shopping); ASK Karatê-DORua José Bonifácio, 368 - Centro (próximo ao Supermercado Dia); Brechó da Bastianeta (Asilo São Francisco de Assis), Avenida Juca Preto, 651; Alimento e Arte RestauranteRua 7 de Setembro, 228 - Centro; Mercado Três BarrasRodovia Engenheiro Constâncio Cintra, km 156 - Três Barras; Mestres do CouroRua Cel. Pedro Penteado, 689;- Instituto Nuvem, Rua José Bonifácio, 84, Centro.

Até agora foram distribuídos quase mil livros. Quem quiser doar pode entregar os exemplares na loja Mestres do Couro, no Instituto Nuvem ou no Mandala Studio. Também pode enviar uma mensagem para o projeto na sua  página do Facebook. 

Comentários