//POLÍTICA// Salário de professores provoca discussão na Câmara

Vereador Leandro Pinheiro: "Vou avisar o promotor que o requerimento foi rejeitado"

O vereador Leandro Pinheiro (PV), da oposição ao prefeito Sidney Ferraresso (DEM), se envolveu em uma demorada discussão com colegas da base situacionista na última sessão da Câmara Municipal, terça-feira, 24 de setembro. Leandro foi um autores, ao lado de Roberto Almeida (PTB) e Ricardo Fioravanti (PDT), de um requerimento que pedia informações sobre salários de professores e atendentes da rede municipal de ensino, rejeitado por 6 votos a 2. Vereadores da situação criticaram a iniciativa, sob a alegação de que essas informações poderiam expor a vida particular dos funcionários públicos.

Leandro explicou os motivos que o levaram a propor o requerimento apenas depois de sua rejeição. Segundo informou, ele foi procurado por um grupo de professoras que haviam ido ao Ministério Público denunciar que os valores dos salários constantes em seus holerites eram muito inferiores aos lançados nas planilhas do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), do governo federal. 

O receio delas, disse o vereador, é de que suas declarações do Imposto de Renda, com base nos holerites da prefeitura, caiam na malha fina da Receita Federal. Segundo Leandro, a discrepância entre os salários atinge muitas professoras e foi constatado em vários meses. O vereador afirmou ainda, em seu pronunciamento na Câmara, que a orientação para que as professoras procurassem um vereador foi dada pela Promotoria de Justiça.

Coube a Renato Giachetto (DEM) a primeira intervenção na fala de Leandro, para informá-lo que o caso já havia sido esclarecido para o Ministério Público: de acordo com ele, tudo não passou de um erro de digitação, cometido por um funcionário da prefeitura. "A pendência foi sanada", afirmou. 

O vereador Roberto Almeida, porém, pediu a palavra para dizer que essa explicação era frágil, já inúmeros casos de divergência de valores haviam sido constatados. "É estranho que quem preencheu as planilhas enviadas ao governo federal não tenha percebido um erro tão grande", disse. Também foi enfático em afirmar que de maneira alguma o requerimento tinha a intenção de expor publicamente os salários dos funcionários.

O presidente da Câmara, Wagner Del Buono (DEM), tentou pôr fim à polêmica afirmando que os vereadores deveriam se reunir com o prefeito para pedir que ele esclarecesse de vez o assunto. Mas a discussão somente se encerrou quando Leandro Pinheiro informou que irá explicar à Promotoria de Justiça que não conseguiu os holerites porque a Câmara rejeitou o seu requerimento. "Vou informar também as professoras o que se passou aqui hoje. Esse é um assunto muito sério", disse.

Comentários