//EDUCAÇÃO// Alto da Serra vira sala de aula

Alunos tiveram explicações sobre as atividades do Clube de Voo Livre Alto da Serra

Salete Silva

Cerca de 70 alunos das turmas de 8º ano da Escola Estadual Professora Maria do Carmo de Godoy Ramos iniciaram a semana com uma experiência diferente. Por cerca de uma hora, a sala de aula foi transferida para o Alto da Serra.

Os estudantes tiveram a oportunidade de trocar as carteiras escolares e o quadro negro por uma das mais belas paisagens da cidade e ainda aproveitar a brisa e o sol da manhã da segunda-feira, 9 de setembro.

A aula de geografia sobre formação geológica do município, ministrada no ponto mais alto de Serra Negra, a 1.310 metros acima do nível do mar, passou da teoria à prática.

“Foi muito interessante porque a gente aprendeu sobre a geologia da região, vendo os tipos diferentes de rochas e de uma forma que nos faz prestar mais atenção ao que o professor está falando”, disse a estudante Marília Nascimento, de 14 anos.

A aula interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de geografia e educação física, contou ainda com a participação de instrutores do Clube do Voo Livre do Alto da Serra.

Os alunos caminharam até lá com a professora de educação física Milena Aparecida da Silva e com o professor de geografia Ricardo Moraes Candreva. As aulas foram ministradas ao longo do trajeto.

Depois da caminhada, uma parada para descansar e assistir a uma apresentação sobre voo livre e parapente, a modalidade praticada no Alto da Serra.

Em tempos de celulares, tablets e computadores, as aulas de educação física ainda atraem os alunos, mas nem todos praticam alguma atividade física regularmente fora da escola, constatou a professora.

Alguns adolescentes sentiram cansaço ao longo do trajeto de 1,2 km e tiveram dificuldades para chegar até o Alto da Serra.


Milena: importância do esporte
“Durante o caminho falamos sobre a importância da atividade aeróbica e das caminhadas para a saúde, do esporte como lazer e sobre ecologia e preservação ambiental”, relatou Milena.

Do professor de geografia, os estudantes ouviram informações sobre o relevo da região, a formação da Serra da Mantiqueira e da importância da cafeicultura para a economia da cidade.

Trocar a sala de aula por ambientes externos dando uma nova dinâmica pedagógica é a nova orientação dos programas estaduais de educação. A escola, no entanto, já vem adotando essa estratégia mesmo antes de virar diretriz estadual.

Há cerca de dois anos e meio à frente da direção da Escola Estadual Professora Maria do Carmo de Godoy Ramos, Rodrigo Pereira Lona, que também acompanhou os alunos ao Alto da Serra, considera as atividades externas fundamentais para atender às especificidades das novas gerações que, segundo ele, aprendem melhor pelos meios sinestésicos.

“Os alunos de hoje aprendem sentindo, tocando e experimentando”, afirmou. Além disso, precisam ser estimulados a viver em grupos para melhor sociabilizar e desenvolver empatias. As novas gerações, ele avalia, perderam um pouco dessas habilidades ao se tornarem mais individualistas e imediatistas com o uso intensificado dos eletrônicos.

“As gerações anteriores precisavam esperar a hora do programa favorito, por exemplo, e se sentavam ao lado da família para assistir ao programa”, comparou o diretor.

Outra vantagem das aulas externas é a possibilidade de exploração das múltiplas formas de aprendizagem, além da leitura e escrita. “Aqui temos as várias facetas do aprender. Este ambiente deixa a leitura e a escrita como únicas ferramentas de aprender e propõe outras formas de aprendizado”, explicou o diretor.

O Clube do Voo Livre do Alto da Serra participou pela primeira vez de um projeto em parceria com uma escola estadual e pretende realizar outras iniciativas sociais semelhantes, segundo Alessandra Casotti Moser, praticante de voo livre.

Ela vem se dedicando a iniciativas sociais desde que ingressou no Clube de Voo Livre do Alto da Serra. “No Natal passado, fizemos o Papai Noel aqui e queremos fazer novamente este ano, além de realizar outras iniciativas que envolvam a educação”, informou.  

Comentários

  1. Parabéns a iniciativa é muito estimulante , dão mais sentido `a aprendizagem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.