//CIDADE// Um tapete para celebrar a fé católica

Decoração da Rua Monsenhor Manzini é a principal atração do Corpus Christi serrano

Salete Silva

Cerca de 200 pessoas já trabalhavam nesta quinta-feira, 20 de junho, logo cedo na decoração do tapete de Corpus Christi da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, igreja matriz de Serra Negra. Confeccionado na Rua Monsenhor Manzini, travessa da rua Coronel Pedro Penteado, a principal via da cidade, o tapete é a maior atração na festa religiosa serrana há mais de quatro décadas.

A maioria dos voluntários que trabalham na sua confecção é de crianças e adolescentes da catequese e do curso de crisma. “Este ano convidamos também os pais para ampliar a confraternização”, disse Edson Galeverna Bonami, catequista da Comunidade São Lucas, que participa do evento há 17 anos. 

Alguns participam há mais tempo. “Tem gente que vem desde a adolescência nos anos 60, 70”, afirma Bonami. A tradição em Serra Negra é mais antiga. Os registros de integrantes da Paróquia Nossa Senhora do Rosário indicam que a primeira decoração de Corpus Christi da cidade foi feita em 1958, informa o ministro da eucaristia João Maria Lopes de Lima.

Nos últimos anos, Lima tem sido o responsável pelo tingimento da serragem usada na decoração. O tapete com desenhos de símbolos católicos, como a hóstia, Bíblia, cruz e Nossa Senhora, é confeccionado também com pó de café, areia e pedra colorida, farinha e casca de ovos.

As crianças não se importam de acordar cedo em pleno feriado para ajudar na decoração. “É muito divertido”, disse Nicolas Carpi Neves, 9 anos. Há dois anos morador de Serra Negra, Nicolas disse que nunca tinha participado nem visto nada igual. “Em São Paulo não tinha nem tapete nem tantos amigos como aqui.” Nicolas afirmou ter ajudado a confeccionar pelo menos três tapetes junto com os amigos Antony Saragiotto e Ian Rodrigo Poletto.

“O mais difícil é contornar o desenho com a borra do café, o resto é fácil”, disse Ian, que já participou três vezes da festa. Por volta das 10h30 os tapetes já estavam praticamente prontos para serem fotografados e apreciados pelos turistas que não passam por ali sem dar uma paradinha.












Comentários