//AMBIENTE// Um passeio em busca da água


A pedreira, local de origem de muitas nascentes

Carlos Motta

Marcos Mielli, o Prancha, um dos mais fervorosos defensores da preservação do Parque Fonte São Luiz, levou nesta quarta-feira, 5 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente, um grupo de ativistas ambientais para conhecer a região, que abriga várias nascentes e fontes que abastecem Serra Negra.


Mangueira pega água da fonte
O passeio durou cerca de uma hora e meia. O grupo foi guiado por Prancha até a nascente do Ribeirão Serra Negra. Lá, o grupo pôde observar que a água que brota do solo está sendo desviada para residências do bairro, por meio de mangueiras de borracha. Recentemente, a prefeitura informou que uma ação conjunta da Sabesp e Vigilância Sanitária vai tentar identificar quem está fazendo uso ilegal de água no bairro, para diminuir a contaminação e levar o líquido para dentro do Parque Fonte São Luiz, que será revitalizado.

O grupo foi ainda guiado à antiga pedreira que funcionava nas imediações, desativada há cerca de 25 anos. Segundo Prancha, naquele morro nascem várias fontes de água que deram fama à cidade. " Tem muita água aqui, esse é um lugar maravilhoso, que merecia mais atenção das autoridades", disse.

Os integrantes do grupo informaram que a visita serviu para colher informações sobre a região, que posteriormente serão anexadas a um estudo técnico que eles estão preparando sobre a hidrologia e outras características de Serra Negra.

No vídeo abaixo, Prancha fala sobre a importância do Parque Fonte São Luiz para a cidade.



Comentários