//FALA, CIDADÃO!// A fonte que nasceu do poço


Marcelo de Souza

Me parece estranha a necessidade de se instalar um poço artesiano para alimentar uma nascente (fonte).

Fontes de águas ou nascentes ocorrem naturalmente em pontos onde o lençol freático, gravitacional ou artesiano, intercepta a superfície do terreno. 

Portanto, considero importante que Prefeitura e Legislativo expliquem qual o real motivo de se instalar um poço artesiano para alimentar uma fonte?

Pergunta 1: A fonte secou? Se secou ou perdeu sua vazão, por que isso ocorreu?

Pergunta 2: A água que fluía naturalmente não apresentava mais boa qualidade? Por que isso aconteceu?

Pergunta 3: Serra Negra protege adequadamente suas nascentes e seus mananciais?

No livro “Alcebíades Disse (e a História Confirma)”, de autoria de Alcebíades Felix, o autor já em 2012 questionava:

- Existe algum plano para a proteção de nossos mananciais? 

Essa pergunta precisa ser repetida hoje e respondida pelo Executivo e por nossos atuais vereadores. 

Fico bastante preocupado quando vejo políticos fazendo festa e discurso para a inauguração de uma fonte que será alimentada por um poço artesiano.

No meu modo de ver, essas obras de recuperação das fontes com poços artesianos deveriam ser encaradas com tristeza, com vergonha e com um certo sentimento de luto, afinal, parece que as fontes estão morrendo e agora encontram-se numa espécie de UTI, ligadas a tubulações, bombas, poços etc.

A diferença é que para um paciente humano que se encontra numa UTI ainda existe a possibilidade de total recuperação para gozar a vida com autonomia. E para essas fontes, será que um dia voltarão a ser autônomas e poderão se libertar das tubulações que as ligam aos poços artesianos?

A instalação de um poço para alimentar uma nascente pode ser um sinal de que não estamos cuidando adequadamente das nascentes, das fontes, dos nossos mananciais e do meio ambiente. 

Mas políticos parecem que conseguem transformar a realidade da “degradação” na “ressurreição” e em seus discursos orgulhosos falam de suas obras milagrosas da multiplicação das águas para um eleitorado que parece não enxergar os reais motivos da necessidade de se instalar um poço artesiano para alimentar uma nascente ou, quando uma parte de seu eleitorado está mais preocupado no lucro que uma fonte “recuperada“ (entre aspas) pode manter ao seu comércio, não interessando de qual forma a água está vertendo de suas bicas e de como estamos tratando o meio ambiente.

Talvez eu seja um sujeito chato ou excessivamente questionador tentando enxergar o que há por trás dos movimentos das pessoas e dos políticos, mas recebo a notícia da “recuperação” de fontes através do artificio de poços artesianos com tristeza e preocupação, preocupação com o bem mais precioso da região serrana, sua natureza. 

E repito o questionamento de Alcebíades Felix, perguntando aos nossos políticos do Executivo e de Legislativo: 

- Existe algum plano para a proteção de nossos mananciais? 

E pergunto também: 

- E quando secarmos ou contaminarmos as águas do nosso lençol freático, onde vamos buscar água para alimentarmos as fontes?

- E o que podem dizer sobre a reportagem http://portrasdoalimento.info/agrotoxico-na-agua/ que trata de agrotóxicos detectados na água que abastece Serra Negra. É verdade que as águas que chegam nas torneiras das casas dos moradores de Serra negra contêm 27 agrotóxicos? 

Comentários