//CIDADE// Vereador quer internet pública gratuita


O vereador Renato Giachetto (DEM) quer ver a população de Serra Negra ligada no mundo. Isso é o que se deduz da Indicação nº 246/2019, de sua autoria, pedindo que o prefeito Sidney Ferraresso (DEM) estude a possibilidade de se instalar uma rede de internet pública wi-fi nas principais praças locais, já que, segundo informa, "existem inúmeras cidades próximas a Serra Negra que já contam com esse serviço".

Giachetto justificou o seu pedido dizendo que "a acessibilidade no mundo da internet é fato, todos estamos direta ou indiretamente interligados a outros e mesmo não querendo, nossa vida passa pela Web". 

Segundo ele, o custo do projeto "é pequeno e com grande resultado prático".

Mas não são apenas cidades próximas de Serra Negra que já contam com esse serviço. Segundo o Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros (2015), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 5.570 municípios brasileiros, 79 oferecem acesso gratuito à internet por meio de conexão via wi-fi em toda a cidade e 1.457 localidades disponibilizam acesso à internet em alguns locais públicos – seja gratuitamente ou não. Esse número representa mais de 26% de todos os municípios do Brasil. 

Dos 27 Estados, São Paulo é o que concentra a maior área atendida por acesso wi-fi pago ou gratuito – 207 municípios possuem o serviço, 32% de todo o Estado. 

Giachetto também é autor da Indicação nº 244/2019 ao prefeito Sidney Ferraresso, na qual pede que ele faça estudos sobre a viabilidade de instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos de Serra Negra, "visando aprimorar a segurança pública em nossa cidade". 

Estranho é que, em algumas ruas do Centro, há placas avisando a população que o município é monitorado por câmeras.

Pelo visto, o Big Brother serrano já caducou.

Comentários