//FERNANDO PESCIOTTA// Fábrica de mentiras



Filósofos, sociólogos e pensadores em geral consideram que mentir ocasionalmente é normal e faz parte da convivência humana, muitas vezes como proteção contra agressões ou mágoas. Mas há casos de patologia.

É o fenômeno que atinge a família Bolsonaro. O pai ensinou os filhos que a mentira deve ser usual, corriqueira. Virou uma patologia crônica, afeta profundamente sua saúde mental. Não são pessoas normais. Não podem e não devem ocupar lugar de destaque social. São doentes e precisam de tratamento.

A revelação dos negócios com Daniel Vorcaro é só mais uma demonstração de como a mentira faz parte do cotidiano de Flávio Bolsonaro. E como ele é fraco para reagir a crises. – quem não lembra do desmaio no meio do debate?

A última versão de Flávio para seu encontro com o banqueiro preso é que foi lá para terminar a relação. Pois o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, agora joga a real: Flávio foi lá pegar o dinheiro que Vorcaro lhe devia. Dessa coisa de pegar dinheiro o dono do PL, o partido da família Bolsonaro, conhece bem.

Sim, é disso que se trata. Bolsonaro e Vorcaro tinham negócios juntos. Muito dinheiro envolvido. Qualquer outra versão é apenas fruto da doença que afeta a família. 

--------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com

Comentários

  1. A mentira se tornou, neste século, uma prática importante na guerra híbrida. As pessoas deixam de ler e passam a curtir pequenos trechos plantados na rede social onde o leitor quer digerir rapidamente os fatos para ficar "antenado".
    Para isso a técnica é dar-lhe o mais fácil e cômodo texto para que aceite mais facilmente e compreenda de forma instantânea, sem precisar pensar muito.
    Pensar exige tempo e reflexão, posicionamento com a verdade e a ética.
    Já, a mentira, tem seu compromisso com a meia verdade, o obscuro e o interesse, nem sempre ético, mas com efeitos rápidos.
    Dominar as massas exige rapidez, atos nem sempre precisos e justos.
    O pensador questiona os fatos, busca extrair a empatia nas ações do que é dito.
    Os golpistas, muitos ignorantes de longa data e presos em suas bolhas de conhecimento, passam a agir de maneira insensata: adorar pneus, repetir chavões plantados, e a ver OVNIs como solução.
    Assim caminhamos para uma eleição com candidatos cujas propostas são contra a nação e aos mais pobres .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.