//FERNANDO PESCIOTTA// A esperança que vem de Nova York



Zohran Mamdani, de 34 anos, é o novo prefeito de Nova York, maior cidade dos EUA, mas que em muitos aspectos nem parece americana e em muitos outros se assemelha à maioria das grandes cidades brasileiras.

A eleição de Zohran tem significados especiais que podem servir de inspiração para uma campanha de esquerda no Brasil.

Zohran é o primeiro prefeito muçulmano de Nova York e o mais jovem desde 1982. É autodeclarado socialista e mesmo nessa condição derrotou Trump e toda a cadeia conservadora da cidade.

O prefeito eleito conseguiu atrair o apoio mesmo de judeusNova York tem a maior concentração de judeus do mundo, com 2 milhões de pessoas. Nesta terça-feira (4) de eleição, com a maior presença popular desde 1969, Trump disse que os judeus que votassem em Zohran seriam “pessoas estúpidas”.

O democrata-socialista focou sua campanha nas redes sociais, na qual mostrou modernidade e sintonia com a massa da cidade. Sua plataforma de governo prevê transporte público gratuito nas periferias e creche de graça para a baixa renda.

De alguma forma, as propostas do novo prefeito de Nova York se assemelham com aquelas de candidaturas de esquerda por aqui, prevendo menor desigualdade.

O que nos falta para assegurar o êxito é uma campanha que consiga atrair os jovens, dinâmica e envolvendo nas redes sociais.

----------------------------------------

Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com


Comentários