//CARLOS MOTTA// Vereador sugere contratar e vestir à italiana agentes de trânsito



A Câmara Municipal de Serra Negra aprovou na sessão de reabertura dos trabalhos, na segunda-feira, 4 de agosto, requerimento de autoria de Renato Giachetto (União Brasil), pedindo que o prefeito Elmir Chedid (União Brasil) contrate agentes de trânsito para atuar na cidade. Nada mais justo e necessário, já que o tráfego de veículos, mesmo em dias de semana, está ficando insuportável no Centro. 

Há poucos anos, na gestão anterior de Chedid, havia agentes trabalhando na área central. Misteriosamente, de repente, não mais que de repente, eles sumiram. 

O requerimento de Giachetto não pede, porém, apenas a contratação desses profissionais. Ele sugere que os agentes de trânsito se vistam como os da Itália, ou outro país europeu. Dessa forma, justificou, além de cuidarem do tráfego de veículos se tornariam uma atração turística.

O inusitado do requerimento chama a atenção. Serra Negra é uma cidade turística, que vem recebendo cada vez mais visitantes, isso é um fato. Como também não se pode negar que os problemas de mobilidade estão se agravando, sem que o Executivo ou o Legislativo tenham uma resposta que atenda tanto turistas quanto moradores. 

Incentivar a construção de estacionamento no Centro, como faz a prefeitura divulgando uma lei de 30 anos atrás, é muito pouco.

A contratação de agentes de trânsito, absolutamente necessária, pode ajudar, mas não vai ser um fator preponderante para organizar o caos em que vive o Centro.

E fantasiar esses profissionais, como forma de atrair mais visitantes, passa a impressão de que orientar e fiscalizar os motoristas são tarefas secundárias - o que importa, nessa linha de raciocínio, é que eles sejam vistos como atores representando um papel.

Serra Negra precisa de mais seriedade por parte de seus homens públicos. E mais profissionalismo. E mais vontade de ir a fundo na solução de seus problemas, com menos soluções de gabinete e mais atenção à demandas de seus moradores.

-------------------------------

Carlos Motta é jornalista profissional diplomado (ex-Estadão, Jornal da Tarde e Valor Econômico) e editor do Viva! Serra Negra


Comentários