//CULTURA// Um fim de semana italiano em Amparo



A tradição italiana enraizada na história de Amparo será lembrada e homenageada nos dias 23, 24 e 25 de maio, sexta-feira, sábado e domingo, quando a estância recebe a Festa Viva La Nostra Gente. O evento chega à Praça Pádua Salles, no centro da cidade, para proporcionar ao público uma viagem cultural e gastronômica à “Terra da Bota”.

A realização da inovadora festa italiana em 2025 é da Prefeitura Municipal de Amparo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com a Elo Produções e o Circolo Italiano di Amparo. O evento conta com o apoio da Cervejaria Germânia, Acquíssima, Castelo Alimentos e Mortadelas Marba.

A “Vila La Nostra Gente”, com megaestrutura montada em toda área onde fica a antiga estação de trem da Mogiana, recebe os visitantes a partir de sexta-feira, dia 23, das 17h às 22h. As atrações prosseguem no sábado, dia 24, e no domingo, dia 25 de maio, das 11h às 22h. A entrada e os shows são gratuitos.

Para o secretário Municipal de Cultura e Turismo de Amparo, Antonio Carlos Ferreira de Oliveira, a Festa Italiana de 2025 é um convite para mergulhar na alma de Amparo, onde a cultura italiana pulsa forte desde o século XIX, quando a comunidade italiana chegou e trouxe com ela o trabalho e a paixão que transformaram as lavouras de café e impulsionaram o desenvolvimento da cidade.

Parceiro da Secretaria de Cultura e da Elo Produções na realização da Festa Viva La Nostra Gente, o Circolo Italiano di Amparo foi fundado em 5 de maio de 1991 e completou 34 anos de história. Sem fim lucrativos, a entidade é conhecida por trabalhar em benefício das pessoas descendentes que buscam a cidadania italiana.

Além disso, desenvolve em parceria com a Prefeitura de Amparo três cursos gratuitos, que oferecem a crianças e adolescentes, de 7 a 16 anos, o aprendizado do idioma italiano. As aulas são realizadas na Escola das Artes e hoje conta com 40 pessoas inscritas.

Quem passear pelas alamedas da “Vila La Nostra Gente”, com 35 operações em pleno funcionamento, vai se sentir em uma viagem à Itália. Não faltarão opções gastronômicas típicas. Na Piazza Dolce é possível saborear doces tradicionais como cannoli e tiramissu, enquanto na Piazza del Sale há pratos salgados da culinária italiana, com massas frescas preparadas na hora, polenta, lasanha, uma "vera" pizza, fogazza, antepastos e muito mais.

A Festa Viva La Nostra Gente também traz os visitantes uma alameda de comidas brasileiras. Para harmonizar, vinhos, licores italianos e cervejas artesanais estarão disponíveis, proporcionando uma experiência completa e recheada de sabor.

A novidade para edição do evento em Amparo é o tradicional lanche de mortadela italiana Marba, famoso no Mercadão de São Paulo, sucesso presente em todo o circuito de festas da Elo Produções. Além disso, haverá uma área dedicada a produtores e a expositores de queijos, mel, vinhos, cachaças e artesanatos, valorizando os produtos locais e regionais. É só passear pelo Villaggio di Produttori para encontrar tudo isso.

Para entreter o público, além da diversificada gastronomia, a festa traz em sua programação apresentações folclóricas, danças típicas e uma decoração que remetem às vilas italianas e transportam os visitantes para um cenário lúdico e acolhedor.

A “Vila La Nostra Gente” ainda conta com área kids para crianças e gincanas gratuitas. O evento é pet friend, assim os animais de estimação são muito vem bem-vindos.

Diversão para 
todas as idades


A “Festa Viva La Nostra Gente” traz shows que fazem sucesso no circuito de festas italianas do Estado de São Paulo. Destaque para o Tributo Eros Ramazzotti, com Enzo Schianni, na sexta-feira (23), às 20h. Antes, às 19h, durante a cerimônia de abertura, a Escola das Artes se apresenta ao público.
 
No sábado (24), às 13h, o Duo local Voce d’Italia  com o show l’italiano Vero e, às 20h, Tony Angeli faz o show mais esperado do evento.

As apresentações prosseguem no último dia da festa, com “Volta ao Mundo” na voz de Joel Gil, às 13h, e o “La Bella Itália”, com Jonas Francisco, às 15h. Para fechar o evento, às 20h, a banda Monallizza faz um tributo a Tim Maia, o eterno “Rei do Soul”, para homenagear o país que tão bem acolheu os imigrantes italianos.

Além de shows, a agenda cultural no “Viva La Nostra Gente” conta com o Desafio Musical (sábado, às 15h30), a banda itinerante Soul in Jazz, além do tradicional jogo de tômbola promovido pelo Circolo Italiano di Amparo, com sessões no sábado (24), às 18h, e no domingo (25), às 12h e às 17h30.   


Comentários