- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
![]() |
Trecho a ser pavimentado da Rua Paulo Marchi tem 1,3 quilômetro |
A concorrência pública para escolha da empresa responsável por uma das obras mais polêmicas do governo Elmir Chedid, a pavimentação da Rua Paulo Marchi, que leva ao Alto da Serra, está marcada para o dia 25 de abril. O custo máximo é de R$ 2.101.743,55. Quem vencer terá de concluir a obra em até 180 dias.
Por determinação do Ministério Público, a Prefeitura de Serra Negra foi obrigada a consultar a Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb) sobre se poderia ir adiante no projeto de pavimentar o acesso ao Alto da Serra, já que o local faz parte de uma Área de Proteção Ambiental (APA).
A Cetesb deu permissão para que a obra seja iniciada, com a condição de que a "pavimentação seja realizada com piso permeável de forma a minimizar o impacto das águas pluviais, em função da impermeabilização do solo". Além disso, observou que "deverão ser adotadas medidas de redução de velocidade de forma a preservar a fauna silvestre local".
O trecho a ser pavimentado, de 1,3 quilômetro de extensão, será coberto por piso intertravado (bloco 16 faces, 22 x 11, espessura de 10 cm), com guia (meio-fio) de concreto pré-fabricado. Terá 9 metros de largura, 3,5 metros em cada faixa de rolamento, com acostamentos de 1 metro de largura.
Segundo a prefeitura, a obra tem por objetivo "adequar a infraestrutura do local, trazendo melhorias e conforto para os visitantes do empreendimento Alto da Serra".
A prefeitura tenta desde 2021 iniciar a pavimentação desse trecho da Rua Paulo Marchi. A ideia inicial era asfaltar a via. Ambientalistas reagiram a esse projeto e a Copaíba, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, acionou o Ministério Público alegando ser o local uma APA. A Promotoria Pública de Serra Negra acatou as alegações da Copaíba e exigiu que a Cetesb fosse consultada sobre a viabilidade da obra, que finalmente deverá ser iniciada este ano, com recursos do governo federal e da Prefeitura de Serra Negra.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.
As notas de serviço que constam no edital de concorrência eletrônica não mostram nenhum acostamento.
ResponderExcluirAo lado do leito carroçável o que se vê são canaletas de drenagem.
Parece que esqueceram dos pedestres e dos ciclistas.