- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O PIB cresceu 3,4% em 2024, o dobro do projetado pelo mercado financeiro no começo do ano. Foi alavancado pelo consumo das famílias, serviço, indústria e investimento. Embora mostre desaceleração no último trimestre, a expansão fez o PIB per capita bater recorde histórico.
Segundo o IBGE, o PIB per capita teve alta de 3%, para R$ 55.247, o maior valor da série. O recorde anterior era de 2023, com R$ 51.694. Portanto, salienta o IBGE, o PIB per capita tem tido crescimento consistente nos últimos dois anos.
De acordo com o FGV-Ibre, com esse crescimento o indicador está agora 2,2% acima do pico anterior, registrado em 2013.
Setores da mídia, apesar da absoluta má vontade, consideram que o balanço dos dois primeiros anos desta gestão Lula é bastante positivo na economia, que cresce de forma disseminada, sem dependência de uma única atividade.
Nesses dois anos, o ministro Fernando Haddad entregou crescimento do PIB de 7%, com o País vivendo pleno emprego, renda recorde e aprovação de reformas no Congresso. Merece mais respeito.
O que não pode é o presidente Lula falar em “medidas drásticas” para conter o aumento de preço dos alimentos horas depois da divulgação de ótimo resultado do PIB. Desviou a atenção desnecessariamente.
-----------------------------------
Fernando Pesciotta é jornalista e consultor em comunicação. Contato: fernandopaulopesciotta@gmail.com
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.