//SALETE SILVA// Cidade investe R$ 23 milhões na saúde, mas pacientes faltam às consultas


 


A prefeitura investiu este ano, até agosto, R$ 23,8 milhões na área da saúde, equivalentes a 28,4% do Orçamento do município. 

O investimento é maior do que os 15% obrigatórios pela Constituição. Mas não é só Serra Negra que investe muito mais em saúde do que o previsto em lei. Cerca de 450 cidades do país investem mais de 30% do seu Orçamento com saúde, mais até do que Serra Negra.

Esta semana a Secretaria de Saúde divulgou o relatório quadrimestral – maio a agosto - sobre as despesas em saúde na cidade. O alto índice de falta de pacientes a exames e consultas foi o que mais chamou a atenção.

A ginecologia registrou 698 faltas, um índice de 29%, o maior entre as especialidades médicas ofertadas no município, seguida por pediatria 21,16% e clínico geral 12,5%. 

Técnicos da saúde não têm uma explicação para o alto índice de absenteísmo nas consultas e exames médicos. O Viva! Serra Negra apurou que entre os fatores pode ser a dificuldade de o morador das áreas ruais chegar aos locais de consultas e exames por falta de transporte público.

Este e outros dados serão apresentados em audiência pública que será realizada pela Secretaria de Saúde ainda sem data marcada e, infelizmente, apenas no formato online.

---------------------------------

Salete Silva é jornalista profissional diplomada (ex-Estadão e Gazeta Mercantil) e editora do Viva! Serra Negra



Comentários

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos. Não serão aceitos, porém, comentários anônimos. Todos serão moderados. E não serão publicados os que estimulem o preconceito de qualquer espécie, ofendam, injuriem ou difamem quem quer que seja, contenham acusações improcedentes, preguem o ódio ou a violência.