//SALETE SILVA// Prefeitura informa que não tem recursos para a Tarifa Zero



A prefeitura de Serra Negra informa que por falta de recursos financeiros ainda não dispõe de estudos nem projetos para a criação da Tarifa Zero no município. Essa é a primeira vez que a administração municipal se posiciona sobre o assunto.

A informação foi fornecida pela Secretaria de Obras e Infraestrutura do município à reportagem do Viva! Serra Negra por meio da Ouvidoria, órgão público por intermédio do qual a prefeitura é obrigada a responder reclamações, solicitações, denúncias e sugestões à população e instituições públicas, incluindo a imprensa.

A auxiliar administrativa da Secretaria de Obras e Infraestrutura de Serra Negra Vanessa Raymundo enviou a seguinte resposta ao pedido da reportagem do Viva!, encaminhado por meio da Ouvidoria: "No momento não temos recursos disponíveis para atender à solicitação. Temos conhecimento de que o Governo Federal está realizando estudos para repasse do recurso e estamos aguardando.”

A prefeitura não informou, no entanto, se pretende realizar uma discussão com a população da cidade sobre o assunto nem apresentou dados financeiros sobre os gastos no Orçamento destinados a transportes públicos. 

O diretório do PT de Serra Negra realizou Ato de Defesa da Tarifa Zero na Câmara Municipal de Serra Negra, no dia 22 de novembro de 2025. O evento resultou numa petição com mais de 200 assinaturas solicitando estudos técnicos e financeiros para a criação da Tarifa Zero, que foi entregue ao prefeito Elmir Chedid por meio do vice-prefeito Rodrigo Demattê.

A Tarifa Zero já existe em cerca de 170 cidades brasileiras, com gratuidade total ou parcial. Na região, o transporte público é gratuito em Holambra há mais de 30 anos, Santo Antonio de Posse mantém uma linha circular gratuita, Morungaba adota o sistema desde 2019, e Bragança Paulista vem implantando o modelo gradativamente. 

O governo federal instituiu uma comissão, no âmbito do Ministério da Fazenda, para estudar a sua viabilidade. Segundo o deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), ex-secretário de Transportes dos governos paulistanos de Marta Suplicy e Fernando Haddad, e um dos principais estudiosos do tema no país, a ideia é criar uma espécie de "SUS da mobilidade urbana", no qual o financiamento do sistema seria dividido entre as esferas federal, estadual e municipal.

Pesquisas indicam forte apoio da população à ideia de transporte público gratuito. Entre os benefícios da Tarifa Zero para a população e os municípios, os técnicos citam o fortalecimento da economia, ao facilitar o deslocamento de trabalhadores, impulsionando o comércio e os serviços e a redução das desigualdades sociais, garantindo o acesso universal ao transporte, principalmente de famílias de baixa renda. Além disso, a Tarifa Zero contribui para a sustentabilidade, ao incentivar o uso do transporte coletivo em detrimento do transporte individual.

---------------------

Salete Silva é jornalista profissional diplomada (ex-Estadão e Gazeta Mercantil) e editora do Viva! Serra Negra

Comentários